Nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h30, no ginásio Joaquim Prestes, acontece a abertura dos Jogos Universitários do Paraná (Jups) com a participação de 23 instituições de ensino superior, de 13 municípios do estado: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Nova Esperança, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória. Serão 1.700 atletas circulando pela cidade até o dia 3 de junho. Depois da cerimônia de abertura haverá uma disputa de futsal masculino entre a Unicentro e Faculdade Guairacá.
A recepção das delegações será feita por um grupo de alunos da faculdade Guairacá na Casa Amarela, que hoje abriga a Secretaria de Turismo. Dois alunos vão acompanhar cada delegação até o último dia de competição, atuando como guias.
Os alojamentos dos alunos serão nas escolas municipais e estaduais, sob a organização da Secretaria Municipal de Esportes, que está correndo atrás da infra-estrutura necessária como chuveiros, colchões e transporte. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Pablo Almeida (foto), um evento de grande porte como esse é muito importante para a cidade. Serão 1.700 pessoas circulando em nosso município durante cinco dias, além da possibilidade de presenciarmos atletas olímpicos, que são patrocinados por algumas das instituições presentes nos jogos, comenta. Almeida aponta que, para a organização do evento, são necessários cerca de R$ 50 mil. A Paraná Esporte já adiantou que não vai contribuir com mais de R$ 20 mil, então o município terá que arcar com os custos, revela.
Das quatro instituições de ensino superior de Guarapuava, duas participam com delegações: Unicentro e Guairacá. Segundo Miguel Sidenei Bacheladenski, a Universidade Estadual do Centro-Oeste vai competir com 93 atletas oriundos dos Campi Santa Cruz, Cedeteg, Irati, Pitanga e Laranjeiras do Sul. Estes atletas participarão das disputas do atletismo (masculino e feminino), basquetebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), natação (masculino), judô (masculino) e xadrez (masculino e feminino).
Para viabilizar esta participação, com o apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e da Divisão de Transportes, estão acontecendo viagens diárias entre as cidades de Guarapuava e Irati, para a realização dos treinamentos destas equipes.
Já a Faculdade Guairacá inscreveu atletas para as modalidades de voleibol feminino, futsal (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), xadrez (masculino e feminino), atletismo e judô. As expectativas são muitos boas em todas as modalidades, pois todos os alunos e professores estão empenhados para que isso aconteça, aponta o professor Paulino Hykavei Junior.
No último dia 15 aconteceu o congresso técnico dos Jups, na Faculdade Guairacá, com a participação dos representantes das instituições competidoras. Na ocasião foi realziado o sorteio do agrupamento das modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os grupos no atletismo, judô, natação e xadrez serão formados antes do inicio de cada competição.
Estiveram presentes ao congresso os representantes das instituições, o diretor geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, o diretor de Esportes da Prefeitura de Guarapuava, Gilson Kuning, o chefe de Gabinete da Paraná Esporte, Joel Benin, e o presidente da Federação Paranaense dos Desportos Universitários – FPDU, Ney Mecking.
Juarez Matias Soares, diretor da Guairacá, agradeceu à Paraná Esporte pela confiança dada à instituição e disse estar orgulhoso por ser sede dos Jogos Universitários do Paraná. Nós não estamos medindo esforços para que os jogos transcorram da melhor maneira possível, garantiu Juarez.
Por Daiane Celso