22/08/2023




Esportes

Futsal abre Jogos Universitários

imagem-5755

Um clássico local de futsal entre a Faculdade Guairacá e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) abre os Jogos Universitários do Paraná, nesta quinta-feira (28/5), às 21 horas, no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, em Guarapuava. O confronto será logo após a solenidade de abertura, às 20 horas. Participam da competição 23 instituições de ensino superior e mais de 1.500 participantes entre alunos e dirigentes.
“Um jogo desse na abertura é um grande atrativo para o público e para os participantes, principalmente para os da modalidade de futsal, a com maior número de equipes e atletas. Assim, os concorrentes já aproveitam para fazer as primeiras observações sobre o nível da competição”, aprova o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. Além do futsal serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, judô, handebol, natação, vôlei e xadrez.
No futsal estão inscritos 386 atletas, representando 31 equipes (18 masculino e 13 feminino). Com 31 equipes também será disputado o atletismo, mas com menos atletas: 167. Em número de atletas em segundo e terceiro lugares aparecem as modalidades de vôlei (222) e basquete (221), respectivamente com 19 e 20 equipes. Em número de equipes vem em seguida o judô (20), com 81 atletas. Outra modalidade que se destaca em número de atletas é a de handebol, com 186 e 15 equipes.
Já a instituição com o maior número de participantes é a UEL (Universidade Estadual de Londrina), com 167 entre atletas e dirigentes. Só não disputará a categoria feminino do xadrez. Em segundo lugar vem a UEM (Universidade Estadual de Maringá), com 133 participantes. Mas não terá equipes de handebol e vôlei, ambas no feminino. Na terceira posição aparece a Faculdade Guairacá, promotora do evento com a Paraná Esporte, Secretaria de Estado da Educação e FPDU (Federação Paranaense de Desportos Universitários). Participará com 128 pessoas, sem equipes de natação (masculino e feminino) handebol feminino e vôlei masculino.
Instituições
FecilCam (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão) – Campo Mourão
Fag (Faculdade Assis Gurgacz) – Cascavel
Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) – Cascavel
Faculdade Dom Bosco – Curitiba
FAE (Centro Universitário) – Curitiba
PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) – Curitiba
Unibrasil (Faculdades Integradas do Brasil) – Curitiba
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – Curitiba
UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) – Curitiba
Faculdade Guairacá – Guarapuava
Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) – Guarapuava
UEL (Universidade Estadual de Londrina) – Londrina
Unopar (Universidade do Norte do Paraná) – Londrina
Fafiman (Fundação Faculdade de Ciência e Letras de Mandaguari) – Mandaguari
Cesumar (Centro Universitário de Maringá) – Maringá
UEM (Universidade Estadual de Maringá) – Maringá
Fanp (Faculdade do Noroeste do Paraná) – Nova Esperança
Fafipa (Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí) – Paranavaí
UCP (Faculdade do Centro do Paraná) – Pitanga
Faculdade Santa Amélia – Ponta Grossa
UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) – Ponta Grossa
Unipar (Universidade Paranaense) – Umuarama
Uniguaçú (Universidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu) – União da Vitória

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo