22/08/2023

Caravana da Poesia deixa Guarapuava nesta quarta feira

imagem-57832

O ônibus da Caravana da Poesia deixa  Guarapuava, nesta quarta feira (21). Desde ontem, terça feira,  até hoje cerca de 800 pessoas da comunidade, professores e alunos, participam de oficinas e apresentações culturais em comemoração ao centenário do músico e escritor Vinicius de Moraes.

As atividades são dividas em dois períodos. Pela manhã, professores e comunidade assistem às apresentações culturais. À tarde, os professores participam de palestras e oficinas pedagógicas de novas ferramentas para incentivar nos alunos a prática da leitura através das obras do poeta carioca.

“A nossa preocupação como professores é estarmos sempre levando coisas novas para os nossos alunos. Esse tipo de evento nos proporciona novas ferramentas e metodologias para trabalhar a literatura em sala de aula de maneira diferenciada e mais atrativa, despertando nos alunos o gosto pela leitura”, explica o professor de Literatura Ademar Maciel, do Colégio Estadual do Campo Natal Pontarolo, em Boa Ventura do São Roque.

Os alunos também foram incentivados pelos professores a pesquisarem e desenvolverem trabalhos relacionados à vida e obra do compositor. Os trabalhos selecionados serão apresentados na quarta-feira (21). A professora de Língua Portuguesa, Karine Marcondes, do Colégio Estadual Doutor Cândido de Abreu, conta que sempre procura desenvolver atividades diferenciadas para chamar a atenção dos alunos para a leitura.

“Através dos trabalhos visuais conseguimos chamar mais a atenção dos alunos. Hoje eles têm acesso a muitas mídias e acabam deixando os livros de lado. Com essas novas metodologias conseguimos mostrar a eles que a leitura é uma atividade prazerosa e de tirando deles a idéia que livros são apenas obrigação”, conta.

A prática da leitura traz vários benefícios para os alunos. Aumento no vocabulário, melhora na escrita, desenvoltura da oralidade. De acordo com a professora de Literatura, Zenete Eurich, do Colégio Estadual José de Anchieta, em Santa Maria do Oeste, a leitura desenvolve nos alunos um olhar mais sensível e crítico também.

“A literatura é importante para a formação do cidadão. Ela trabalha com questões que envolvem a vida social, familiar, política e abrange de tudo um pouco. É o que temos de mais importante”, explica.

Essa é a segunda edição da caravana, que em 2012 homenageou o centenário da poetiza paranaense Helena Kolody, com atividades artísticas e culturais que envolveram professores e alunos de todas as regiões do Estado. Esse ano as atividades são direcionadas aos professores que irão levar novas metodologias mais atrativas para incentivar a prática da leitura nos alunos em sala de aula.

De acordo com a Agência Estadual de Noticias, a caravana já percorreu os municípios de Curitiba e Quatro Barras. Participaram professores das escolas atendidas pelos dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Sul e Norte e Litoral.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo