22/08/2023
Cotidiano

É preciso estar perto da comunidade, diz Cesar Filho no Xarquinho

imagem-58369

O Bairro Xarquinho, com  cerca de 18 mil habitantes, está passando por um mutirão nesta sexta feira (30) com vários serviços de revitalização  sendo executados pela administração municipal.

A descentralização das atividades é subsequente à audiência pública realizada pela Ouvidoria Municipal na noite dessa quinta feira (29) com a presença do prefeito Cesar Silvestri e do secretariado no Espaço do Cidadão. Cerca de 500 pessoas participaram do encontro questionando e levantando problemas que envolvem o bairro.

“Não tenho todas as respostas o tempo todo, mas estou aqui, de peito aberto, para ouvir”, disse o prefeito no inicio da sua participação na audiência. Cesar Filho disse que Guarapuava vive um novo momento com a descentralização da estrutura administrativa oficial nos bairros. “Precisamos estar perto da população ouvindo e informando, porque a maioria das pessoas desconhece o que estamos fazendo”. O prefeito citou como exemplo a carta recebida de uma eleitora do bairro que o cobrava a construção de uma creche. “Uma minoria daqui sabe que a creche está sendo construída e que deverá estar pronta até o final deste ano ao lado da Escola Total”. Para o prefeito, essa é uma prova de que é preciso estar mais perto da comunidade. Durante as três horas de conversa com as pessoas, o prefeito abordou os principais temas levantados.

Para o torneiro mecânico Adão Xistiuk, 35 anos,  o bairro e a cidade necessitavam do diálogo com a prefeitura. “Essa iniciativa vai fazer a diferença”, destaca.

 

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

 

Assim como a informação sobre a creche que estará em funcionamento já em 2014, o prefeito informou às famílias que ocuparam a área onde existia a Horta Municipal. “Essa área está sendo regularizada, os lotes estão sendo demarcados e dentro de 20 dias vocês terão acesso à água tratada e a luz. Os croquis estão sendo feitos para que os títulos possam ser emitidos”. Em breve, os moradores dos loteamentos Xarquinho I, II e III terão acesso à titulação dos terrenos.

ESGOTO

Um dos questionamentos da comunidade refere-se ao sistema de esgoto. De acordo com o prefeito Cesar Filho, o governador Beto Richa autorizou que o município, em convênio com a Sanepar, antecipe o pagamento de obras com dinheiro público municipal, para agilizar o processo. O valor investido será ressarcido ao município. “Já destinei R$ 2 milhões  para que obras de esgoto sejam executadas em vários pontos da cidade. Vamos fazer o que não foi feito há mais de 20 anos”.

LIMPA FOSSA

Uma das grandes demandas é a solicitação do caminhão limpa fossa. O prefeito informou que a Surg possui apenas um caminhão que presta esse tipo de serviço. Além de ser único para atender a cidade, o caminhão foi recebido sucateado. “Estamos licitando um novo caminhão.  Um deles será destinado para atender a região norte e o outro o sul da cidade”.

Os casos mais urgentes estão sendo atendidos nesta sexta feira durante o mutirão.

 

ESPAÇO DE LAZER

Com cerca de 18 mil habitantes o Xarquinho ainda não tem um espaço de lazer que contemple os anseios da comunidade. “Sempre desejei construir aqui um complexo de lazer com pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, quadra poliesportiva”. Segundo o prefeito Cesar Filho, a área para essa obra já está identificada e fica perto da Escola Total.

 

GINÁSTICA

Uma das reivindicações da comunidade foi o retorno das atividades físicas no Espaço do Cidadão. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Recreação Celso Góes, a atividade foi interrompida temporariamente até que o processo de contratação de estagiários seja concretizado. “Dentre de 20 dias a ginástica estará volta aos bairros”, assegurou.

 

ESPAÇO DO CIDADÃO

Construído na primeira gestão do ex prefeito Vitor Hugo Burko o Espaço do Cidadão é destinado a atividades no contraturno escolar com ocupação pela comunidade nos finais de semana e período noturno. Porém, a falta de administração por ex diretores da Associação de Moradores e da gestões municipais anteriores provocaram o sucateamento do espaço.

“Vou revitalizar este local e entregar novinho à comunidade. O espaço fica sob a responsabilidade da Associação de Moradores, que se compromete a não cobrar nenhuma taxa como acontecia nos últimos anos, mas vocês terão que contribuir para a preservação deste espaço que é feito com o dinheiro de impostos que vocês pagam”, disse Cesar Filho ao público.

 

ASFALTO

O Xarquinho se ressente com 16 quilômetros de ruas não pavimentadas e outras com o asfalto deteriorado. “Este é o bairro de Guarapuava que possui menos ruas pavimentadas”, disse o prefeito. Segundo Cesar Filho, a administração municipal neste primeiros meses priorizou a recuperação de pavimentação com 10 quilômetros executados. “Fizemos somente quatro quilômetros de nova pavimentação, por enquanto. Andei pelas ruas do Xarquinho e vi que há ruas muito ruins. Durante o mutirão desta sexta feira vamos recuperar as ruas Ipê, Oliveiras e Marfim”. O prefeito disse também que  vai quebrar o ciclo do “asfalto eleitoreiro”, referindo-se às obras executadas às vésperas de campanha e que permanecem inacabadas. “Você tem que administrar o município todos os dias e com obras bem feitas, duradouras”.

 

SAÚDE

Considerado pelo prefeito Cesar Filho como o assunto “mais espinhoso” a área da saúde mereceu o maior tempo de questionamento por parte da comunidade. Com três unidades de saúde (Médico da Família) os pacientes reclamam da falta de médicos. De acordo com o prefeito, esse é um problema que se repete no País. “Temos falta de médicos. Nos inscrevemos no programa Mais Médicos e ainda não recebemos nenhum. Chamamos os 10 aprovados em concurso público e apenas um ficou”.

A ideia de Cesar Filho para a área de saúde no Xarquinho é incorporar os três postos numa  única Unidade Básica de Saúde, com 800 metros quadrados, cinco consultórios e demais estrutura de atendimento. “Vamos construir aqui uma unidade de saúde descente. É uma vergonha a estrutura que o bairro possui nessa área. O PSF do Dourados se parece com tudo, menos com uma unidade de saúde”.

 

OBRAS EM EXECUÇÃO

Estão em execução no Xarquinho as seguintes obras:

 

– Creche-  está em fase de finalização com cerca de 70% já executados;, assim como já é – Regularização fundiária de 300 lotes

– Assentamento de 50 famílias.

 

A SEREM CONSTRUÍDOS

– Unidade Básica de Saúde

– Trincheira entre o Xarquinho e o Bairro Primavera, com parceria do Governo do Estado

– Capela mortuária

– 150 novas casas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.