22/08/2023



Economia

Programa que será lançado hoje visa formalizar e fortalecer micro empreendimentos

O anúncio feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho em 3 de janeiro de 2013 à Rede Sul de Notícias se concretiza na noite desta terça feira (17), em Guarapuava. Durante a primeira entrevista como prefeito de Guarapuava, dois dias após a sua posse, Cesar Filho anunciou que microempreendedores teriam uma agência ligada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a Junta Comercial, Associação dos Contabilistas, Sebrae, Prefeitura e Agência de Fomento do Paraná. Passados pouco mais de oito meses o projeto será lançado oficialmente às 19 horas de hoje, na Prefeitura, com a implantação do programa estadual Bom Negócio. O projeto integra o macro programa Guarapuava Empreendedora que prevê outras ações ligadas ao empreendedorismo, inlcuindo linhas de créditos especiais. O Bom Negócio Paraná oferece capacitação em gestão empresarial gratuita nas áreas de empreendorismo e projeto de vida; gestão de negócios, financeira e de pessoas; gestão comercial e estratégica.

A ideia é facilitar a inclusão no mercado formal de trabalho de profissionais que atuam na informalidade. A inserção na atividade econômica como microempresários ou por conta própria tem sido um dos principais meios dos trabalhadores adquirirem seu sustento . Essas atividades são responsáveis pela maior parte dos postos de trabalho gerados e de acordo com o portal do Sebrae nacional já absorvem mais de um terço dos trabalhadores ocupados no Brasil. No Paraná são  53 mil trabalhores autônomos.

Os microempreendedores formam um grupo heterogêneo, abrangendo desde camelôs até donos de microempresas de alta tecnologia.

Segundo estimativas, o número de empreendedores individuais deverá quase dobrar até 2014, passando dos atuais 2,5 milhões para 4 milhões. Em Guarapuava ainda não existe uma estatística que revele essa realidade, mas dados divulgados pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo mostram que cerca de mil empresas atuam na informalidade.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Programa pretende formalizar mais de mil empresas em Guarapuava

Micros terão a Agência do Empreendedor em
Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo