22/08/2023
Educação

Vestibular da UEL tem 10% mais candidatos que no ano passado

O Vestibular 2014 da UEL registrou 22.691 inscritos, quase 10% a mais em relação ao concurso passado, quando 20.769 candidatos disputaram as vagas. O número foi confirmado terça-feira (17) à tarde pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), com base nas inscrições homologadas provenientes de vários estados brasileiros. 

Nos próximos dias, a Cops vai divulgar a relação candidato/vaga de todos os cursos, antes da prova de Habilidade Específica para o curso de Música, em 29 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato poderá concorrer à segunda opção de curso. 

O Vestibular 2014 da UEL será realizado em duas fases, em 10 novembro e nos dias 1.º, 2 e 3 de dezembro, oferecendo 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. O resultado do Vestibular será divulgado no dia 9 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br.

A responsável pela Cops, Cristina Valéria Bulhões Simon, explica que o aumento no total de inscritos se deve ao fato do calendário de provas deste ano não registrar coincidência da datas com vestibulares de mais de uma instituição. A 1ª fase coincide apenas com o vestibular da Unicamp, enquanto a 2ª etapa será realizada simultaneamente à UFPR. 

Outro fator para o aumento de inscritos está ligado à divulgação do concurso, que teve início em junho, com a Feira das Profissões, que reuniu mais de 3,5 mil estudantes do ensino médio, no Campus da UEL. Além disso, panfletos e cartazes do concurso foram enviados para todas as escolas públicas da região. A Cops também está presente nas redes sociais com o objetivo de se aproximar dos vestibulandos. 

CONCORRÊNCIA

Pelo menos três cursos (Medicina, Engenharia Civil e Direito) registraram mais de mil inscritos. Medicina teve 4.907 inscritos; seguida por Engenharia Civil (1.371 inscritos); Direito Matutino (1.285), Direito Vespertino (1.127) e Direito Noturno (1.120). Outras graduações que prometem ser concorridas são Arquitetura e Urbanismo (1.012); Medicina Veterinária (924), Psicologia (881), Agronomia (585) e Odontologia (583). 

Pelo menos três das graduações mais procuradas – Medicina, Arquitetura e Agronomia – estão incluídas entre as melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha 2013, divulgado este mês, e que colocou a UEL na 23ª posição entre as melhores do país. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.