22/08/2023
Cotidiano

Maçonaria entrega R$ 120 mil a quatro entidades de Guarapuava

imagem-59761

Quatro entidades de Guarapuava receberam na noite desta terça feira (24) a quantia de R$ 30 mil cada uma. Os cheques foram entregues pela Maçonaria de Guarapuava para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Apadevi (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais), Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer) e Centro de Nutrição Renascer. O recurso é o resultado líquido da 14a Festa do Soquete e Paçoca de Pinhão realizada, recentemente, no Pahy Centro de Convenções e Eventos.

 

 

A festa foi criada há 14 anos pelo médico veterinário Emerson Saciloto e pelo empresário Marcos Silvestri. Tudo começou durante uma conversa após o jantar  casa do dentista Gerson de Abreu. Com o que presenciou e aprendeu em Santa Catarina durante o periodo em que cursava o ensino superior, Emerson relatou a experiência e surgiu a ideia de fazer um jantar para poucas pessoas e que pudesse beneficiar entidades. "Quando estudava existiam festas e eu percebia que o carneiro, a ovelha eram cortados de maneira diferente e que faziam o soquete. Tempos depois, com o jantar a tia Gracita (historiadora Gracita Gruber Marcondes) e a dona Sulita (historiadora) falavam desse prato e eu disse que sabia fazer), conta Emerson. "É uma coisa dos tropeiros", emenda.

O primeiro prato foi feito para recepcionar uma comitiva de empresários franceses. Em 1999, Emerson junto com Marcos Silvestri e com o atual presidente da Loja Maçônica  Filantropia Guarapuavana, Airton Pasetti, promoveram a 1a Festa do Soquete para menos de 100 pessoas. "Nós três fizemos tudo e assim foi por anos seguintes, mas aos poucos  a festa foi tomando corpo, crescendo e hoje chegamos a cerca de 1,5 mil pessoas", computa. Contando com patrocinadores, entre os quais o Grupo Superpão, além de pensar na data para o próximo ano, também já tem apoio financeiro garantido. "Esta foi a primeira vez que participamos como patrocinadores e pelo porte do evento foi uma honra para nós te contribuído", disse o empresário Maurício Hyczy.

Se no início apenas os três trabalhavam, hoje cerca de 250 voluntários trabalham, desde a recepção dos animais até o final da festa. Para se ter uma ideia do volume, neste ano foram preparados 1,2 mil quilos de carne, somente pernis e carrés que utilizaram 26 tachos, dos quais 12 para o preparo da paçoca de pinhão. Doze homens foram preparados para mexer a carne, já que tudo tem segredo. "Existe um jeito especial de cortar a carne, do tamanho, de mexer. Uma pessoa pode mexer até três tachos", observa. Enquanto os homens preparam o prato principal quem corta os ingredientes, prepara os temperos são as mulheres que também atuam nas entidades filantrópicas que serão beneficiadas. "Hoje é água fresca. Eu não sei como  não largamos tudo no começo por causa das dificuldades, mas graças a Deus a festa está aí e é um grande sucesso".

O empenho de Emerson ganhou reconhecimento na noite de hoje. Ele recebeu a notícia de que será homenageado com a comenda "Mérito do Pelicano" concedido pela maçonaria às pessoas que prestam bons serviços à sociedade. "O Emerson é o primeiro a receber essa comenda sem ser maçom", anunciou Pasetti.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.