22/08/2023

Repolho: um homem de coragem

imagem-59873

Nos últimos dias Guarapuava, região e outros estados foram noticia negativa em todo o País. E esse fato foi descoberto em Foz do Jordão, através de uma corajosa denuncia em 2011.

Da mesma maneira, tenho ouvido muitas barbaridades sobre o caso na imprensa, ditas por pessoas que apenas pegaram o final da história, sem o devido acompanhamento de todo o processo. Ou, pior, sem o devido trabalho de jornalismo investigativo como o fez a Rede Sul de Notícias.

Leia aqui a origem das denuncias que levaram à Operação Agro-Fantasma

A Operação Agro-Fantasma, deflagrada esta semana pela Policia Federal, é resultado de uma denuncia feita pelo agricultor Orildo Dagostini, o Repolho, à PF em 2011. Desde o primeiro ato, a Rede Sul de Noticias deu todo o amparo e colaborou no processo investigativo, sendo inlcusive, testemunha para a Policia Federal.

A coragem e a vontade de ver as irregularidades resolvidas foi o que motivou Repolho a não dar as costas para o que estava acontecendo. E, hoje, com todo o esquema de corrupção desmantelado, a própria Policia Federal reconhece a importância do papel desempenhado por ele (Repolho).

Com o tempo, viramos amigos. Conheci no Repolho uma pessoa que não teme nada e ninguém. Um ser humano que luta constantemente para melhorar o lugar onde vive. Se alguém merece os louros da vitória de uma pequena batalha contra a corrupção no País, esse alguém é, sem sombras de duvidas o Repolho.

Se nós tivessemos mais pessoas com a coragem e determinação dele, o País seria outro.

Acompanhamos o Repolho nas denuncias contra o péssimo estado das estradas, no uso de máquinas e servidores municipais em áreas particulares do ex prefeito, em crianças que esperavam transporte escolar em tocos de árvores, em prédios públicos e postes da cidade pintados nas cores do partido do ex prefeito, e por ai vai.

Incansável na sua luta contra o que prejudica o Município, Repolho venceu uma, mas talvez a maior das batalhas já travadas.

O agricultor é a prova que todas as pessoas têm o poder de transformar para melhor a realidade do lugar onde vivem. Da mesma forma, hoje, tenho certeza que Repolho contribuiu para devolver um pouco do brilho nos olhos dos fozjordenses.

O município caminha num novo tempo, com uma nova mentalidade administrativa.

E que os bons ventos soprem, definitivamente, sobre Foz do Jordão e sua gente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo