22/08/2023

Projeto incentiva a leitura em bairros de Pitanga

imagem-59982

Um  projeto pioneiro em Pitanga busca a prática da leitura e o fomento à cultura e está sendo desenvolvido por um grupo de professores. "O projeto – Arte em movimento: Carroça da Leitura", tem como objetivo fomentar e aproximar  das leitura as comunidades carentes como a Vila Santa Izabel e arredores.

 

De acordo com a coordenaçao do projeto, a escolha dos bairro não se deu de forma aleatória, mas sim a partir de uma longa apreciação de dados sócio/econômicos e principalmente educacionais. Onde estas tiveram números bem abaixo da média se compararmos com outros bairros com atividades comunitárias. "Desse modo, pensando em oferecer algo a mais, um grupo de professores resolveu se mobilizar, buscando minimizar tais problemas com voluntarismos, campanhas de arrecadação de livros e muita força de vontade", diz o corrdenador do projeto Roberto Guimarães.

" A ideia de levar os livros aos bairros se justifica na medida em que percebemos o distanciamento entre essas comunidades e as bibliotecas, que existem apenas no centro da cidade,  dificultando a participação destas de forma ativa no processo de construção de um mundo leitor e critico".

A intenção é levar a arte (s) com a carroça da leitura, além dos livros, levaremos algumas apresentações artísticas para abrilhantar e justificar a (s) arte (s) em movimento. 
 
Para a abertura do projeto que aconteceu nessa sexta feira (27), a carroça carregada de livros, sendo conduzida pela Fanfarra do Colégio Estadual Julia H. Souza,  e de alguns cavaleiros e professores atrás da carroça, chegou a Vila Izabel.  O evento conta com  um violeiro (seu Adão) que fará apresentações musicais e declamações junto com o sanfoneiro Edinho.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo