22/08/2023
Geral

Bancários fazem assembleia hoje para decidir sobre a greve

imagem-60721

A greve dos bancários entra no 22o dia com acordo parcial entre os grevistas e a Fenaban (Fedração Nacional dos Bancos). De acordo com o Sindicato dos Bancários de Guarapuava, essa negociação ainda não terminou e a categoria continua em assembleia em São Paulo.

Em Guarapuava nova reunião está marcada para às 16h30 desta sexta feira, no auditório do Colégio Nossa Senhora de Belém. A pauta será a proposta da Fenabam e as negociações específicas para quem trabalha em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A nova proposta da Fenabam  eleva para 8%, representando um aumento real de 1,82%,  o índice de reajuste salarial. Essa proposta apresentada na madrugada de hoje  ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será levada agora às assembleias para ser votada.

A orientação do comando de greve é de que os sindicatos  aceitem  a nova proposta, que inclui ainda reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.