22/08/2023
Geral

Nova Contabilidade Pública é tema de fórum para os Tribunais de Contas

Técnicos dos Tribunais de Contas participam, nesta segunda e terça-feira (21 e 22 de outubro), em Brasília, do fórum Impacto das Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público nas Atividades dos Tribunais de Contas. O evento é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O fórum é uma ação da parceria formada entre IRB (órgão de estudos e pesquisas do sistema de controle externo brasileiro), CFC e Ministério da Fazenda, por meio da STN, para difundir entre os servidores dos Tribunais de Contas e, posteriormente, os jurisdicionados, as novas normas de contabilidade pública.

"As consequências decorrentes dessas novas regras são relevantes e devem ser proeminentemente abordadas pelos Tribunais de Contas. Para se executar bem o controle externo é preciso, antes de mais nada, entender seu contexto e suas minúcias", afirma o presidente do IRB, Severiano Costandrade.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas por meio do banner contido no Portal Nacional dos Tribunais de Contas, e nos sites do  IRB e da Atricon. Ao clicar no banner, o servidor será redirecionado ao hot-site do evento, onde poderá conferir a programação completa e realizar sua inscrição.

 

Programação

Para participar do encontro, o servidor deverá escolher entre dois grupos temáticos: Implementação do Sistema de Custos e Reconhecimento e Mensuração dos Ativos de Infraestrutura. Serão ministradas, simultaneamente, palestras diversas para esses grupos temáticos, que desenvolverão debates sobre os assuntos.

Ao final do segundo dia, todos serão reunidos em uma plenária para debate e elaboração de relatório com conclusões e recomendações dos técnicos aos Tribunais de Contas. Este documento será validado e difundido pelo IRB aos presidentes de TCs.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.