22/08/2023
Cotidiano

Comissão cria linha de ônibus exclusiva para mulheres

A Comissão de Legislação da Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto de lei que institui a criação de ônibus exclusivos para mulheres, no sistema de transporte da cidade. O projeto foi apresentado em maio de 2013 pelo vereador Rogério Campos, que já trabalhou como motorista e cobrador de ônibus. 

Pelo texto, 20% da frota de biarticulados e ligeirinhos deve ser destacada para uso exclusivo das mulheres nos horários de pico entre as 6h e as 9h, e entre as 17h e as 20h, com exceções aos fins de semana. Segundo a proposta Os ônibus devem ser de cor diferente das já utilizadas no sistema, preferencialmente, rosa, e as mulheres podem embarcar com crianças de até 12 anos.

Para justificar o projeto, foram usados como exemplos os recentes casos de violência contra mulheres noticiados pela imprensa nacional. Com ao crescimento demasiado da população de faz-se necessária a implantação de políticas públicas que visem evitar ocorrências criminosas como assedio sexual, moral, assaltos. A mídia recentemente noticiou casos de estupro dentro de veículos de transporte coletivo. Entretanto, além da prática de crimes, outro fator foi salientado, pela situação de lotação dos ônibus nos horários de pico, as mulheres normalmente ficam em situação desconfortável, causando situações constrangedoras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.