22/08/2023
Cotidiano

Recém habilitados desconhecem valores para emissão da CNH definitiva

imagem-61450

Grande parte dos motoristas recém habilitados desconhece a taxa de R$ 60,15 cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após o motorista completar um ano com o documento provisório. De acordo com a dona de casa guarapuavana Cristiane Siqueira, que ainda não está com a carteira definitiva, ela só ficou sabendo do valor cobrado para emissão por acaso. “Estava conversando com uma amiga quando ela tocou no assunto. Fiquei sem saber na verdade por que na autoescola ninguém comunicou nada sobre esse valor. A gente já paga um preço alto para retirar a carteira e mesmo assim ainda temos que pagar novamente para pegar a definitiva?”.

De acordo com informações do Detran em Curitiba, a informação sobre a taxa cobrada para retirar qualquer CNH definitiva deve ser passada pelas autoescolas e a cobrança deste valor não é exclusivo apenas do Paraná. “Para poder retirar a carteira, o motorista deve emitir o boleto direto no site do Detran, e é só a partir daí que a maioria descobre sobre este valor”, informou a recepcionista do órgão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.