22/08/2023
Geral

Governo capacita novos engenheiros para acelerar obras nas escolas

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, abriu nesta quarta-feira (23) o Curso de Fiscalização de Obras Públicas de Edificações, em Curitiba. O curso tem duração de dois dias e conta com a participação de 160 profissionais, entre engenheiros, técnicos em edificações e gestores de contratos de obras na Secretaria estadual da Educação. 

O Governo do Paraná conta agora com equipe de engenheiros e arquitetos qualificados em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação. Este ano foram contratados cerca de 40 novos engenheiros que vão trabalhar mais perto das escolas. 

“São profissionais que vão acompanhar e fiscalizar obras nas escolas. O trabalho descentralizado vai aproximar a comunidade escolar. Com discussões sobre o que a escola precisa, o trabalho terá muita qualidade”, disse o vice-governador. 

Arns lembrou que o Governo do Estado já fez cerca de 2 mil obras nas escolas, contados desde pequenos reparos até novos prédios. 

O curso para os engenheiros é mais uma ação do Governo estadual para a melhoria da infraestrutura das quase 2,5 mil escolas e vai beneficiar 1,3 milhão de alunos. “Além de padronizar as atividades de fiscalização, o curso aborda a filosofia adotada pela Secretaria de que as obras nas escolas devem ser feitas dentro do diálogo com a comunidade escolar”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação, Jaime Sunye Neto. 

O engenheiro Adriel Demito Cardoso, do Núcleo de Apucarana, destacou que o curso demonstra a preocupação do governo do Estado em executar os serviços com qualidade. "Com o curso, estamos padronizando os sistemas adotados para execução das obras e podemos orientar e fiscalizar os serviços prestados pelas construtoras contratadas". 

Para a engenheira Alana Marion de George, do Núcleo Regional de Ponta Grossa, o curso é de extrema importância para a melhoria da infraestrutura das escolas. "A meta do governo é a melhoria das escolas. São prédios reformados com dinheiro de todos nós e nosso trabalho vai ajudar a vistoriar como estão saindo as obras de reformas nas escolas", afirmoum. 

CONSTRUÇÃO

Neste ano, o governo estadual investirá R$ 500 milhões em construções, reformas, ampliações de escolas e implantações de quadras poliesportivas, em todo o Paraná. Serão construídas 70 novas escolas – 35 já estão em obras e, as demais, com recursos assegurados e com as licitações em andamento. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.