22/08/2023
Economia

Capacidade operacional da Indústria da Construção aumenta 70%

Os indicadores da indústria da construção melhoraram em setembro. O nível de atividade no setor alcançou 49,7 pontos em setembro, muito próximo da linha divisória de 50 pontos. Isso indica que a atividade ficou estável no mês passado, informa a Sondagem Indústria da Construção, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta (24). Além disso, o nível de atividade efetivo em relação ao usual, embora ainda esteja abaixo da linha divisória de 50 pontos, aumentou de 43,5 pontos em agosto para 46 pontos em setembro. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Acima de 50, indicam crescimento da atividade.

Outro ponto positivo é a utilização da capacidade de operação, que aumentou de 69% em agosto para 70% em setembro. "Há sinais de uma tendência de melhora, indicando que o período mais negativo do ano já passou e o fim de 2013 pode voltar a mostrar crescimento na indústria da construção", diz a sondagem.

Os sinais positivos em setembro melhoraram o otimismo dos empresários em outubro. Todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses ficaram acima dos 50 pontos, o que confirma a confiança dos empresários.

Fonte: Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.