22/08/2023

A distância é apenas um detalhe

Mais de 1.100 quilômetros ou 12 horas e 30 minutos de carro, menos de 3 de avião, separavam o jornalista Augusto Nunes (ex-diretor do jornal “O Estado de S.Paulo”) quando ele foi convidado a assumr a editoria do “Zero Hora”, o principal veículo impresso do Grupo RBS na capital do Rio Grande do Sul. O editor não tinha como deixar Sâo Paulo para fixar residência em Porto Alegre, e este “pequeno detalhe” (a distância) não foi proibitivo para que sua contribuição ajudasse a tornar o ZH o maior tablóide em circulação no Brasil.

Cá estou eu, em Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina, terra de Franklin Cascaes como a antiga Freguesia de Nossa Senhora de Belém o foi de Francisco das Chagas Lima, a pouco menos de 600 quilômetros de Guarapuava, disposto a encarar esse desafio que me foi sugerido pela jornalista e irmã Izabel Cristina Esteche (o nome Izabel é para os íntimos), passando a escrever, a partir de agora, um blog para a Rede Sul de Notícias.

Não venho com grandes pretensões. Desejo que a simplicidade seja a marca registrada deste humilde espaço, usufruindo do direito consagrado pela nossa Constituição Federal, de exercer a liberdade de expressão com responsabilidade e consciência de coletividade. Valho-me dos contatos que tenho no Paraná, mais especialmente Guarapuava e região, e da leitura diária que habitualmente faço dos jornais, blogs e sites.

Já passei por diversas editorias no jornalismo, condição que me favorece a escrever sobre “generalidades”. É isto o que vou fazer. Navegar pela miscelância de notícias que infestam o mundo digital no dia a dia e extrair daqui e dali assuntos que entendo serem relevantes para compartilhar com os leitores.

 Tudo vai valer a pena se a grandeza da noss’alma estiver conectada. Espero o prestígio de todos para juntos alcançarmos essa meta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo