22/08/2023
Educação

PAC teve 12,47% de abstenções na Unicentro neste domingo

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A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) divulgou o percentual de candidatos ausentes e os temas de redação do Programa de Avaliação Continuada (PAC), realizado neste domingo (03). Organizado pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps), o processo conta com a participação de estudantes da primeira (PAC I), segunda (PAC II) e terceira séries (PAC III) do ensino médio.

Dos 3512 inscritos para as provas, 438 (12,47,%) faltaram . O PAC I teve 135 (7,37%) ausentes, de 1831 inscritos; No PAC II, dos 972 inscritos, 71 (7,3%) não compareceram . O maior número de ausentes foi no PAC III, que contabilizou 232 (32,72%), de um total de 709 estudantes esperados.

A responsável pela Coorps, Maria Aparecida Mores Pinto, destacou que o alto índice de ausentes do PAC III se deve ao fato de que muitos estudantes já obtiveram aprovação em outros processos vestibulares.

Com a escolha dos cursos pelos alunos que prestam o PAC III, foi possível obter a relação candidato-vaga de todos os cursos, que pode ser acessada pelo site: www.unicentro.br/pac.

Os resultados do PAC estão previstos para dia 22 de novembro, mesma data em que será liberado o Boletim de Desempenho dos candidatos.

 

PROVAS / REDAÇÃO

As provas do PAC são constituídas por uma redação e 50 questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do ensino médio: arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), língua portuguesa, matemática, química e sociologia, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III.

As provas são realizadas em Guarapuava (Campus Santa Cruz), Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Na redação, aos candidatos do PAC I foi solicitado uma narrativa, onde poderiam escolher entre contar uma história sobre alguém que, após passar por uma situação difícil, tenha encontrado ajuda de pessoas desconhecidas ou escrever a história de um personagem apaixonado por esportes radicais.

No PAC II, a primeira opção de redação solicitava um texto dissertativo-argumentativo em que o candidato se posicionasse sobre a questão da espionagem, tendo como texto de apoio uma matéria jornalística sobre a questão da suspeita de que autoridades canadenses espionaram o ministério brasileiro de Minas e Energia, além de uma imagem ironizando a espionagem feita pelos EUA. A segunda alternativa pedia um texto narrativo, no qual o candidato deveria contar como será o mundo quando ele estiver com 64 anos.

Já os participantes do PAC III deveriam fazer um texto dissertativo-argumentativo, optando por expor sua posição a respeito do uso de máscaras em manifestações ou opinar sobre a questão da intolerância religiosa.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

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