22/08/2023
Geral

Hospital São José de LS é contemplado pelo MS

imagem-62374

O Ministério da Saúde por intermédio do Governo do Estado do Paraná assinou com o Instituto São José, em Laranjeiras do Sul, o Plano Operativo Anual em atenção a Portaria GM nº 2.035 de 17 de setembro de 2013. O Hospital Filantrópico São José vai passar a receber mensalmente o Incentivo de Adesão à Contratualização – IAC, condicionado ao cumprimento das metas qualitativas e quantitativas.

 O Instituto São José caracteriza-se como um hospital filantrópico, atingindo as metas estabelecidas para o convênio, tais como: assistência médico-hospitalar humanizada a quem procura, utilizando-se de profissionais capacitados e das melhores técnicas possíveis, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, de acordo com os princípios do SUS.

Atualmente o Instituto São José supera a meta SUS em números de atendimentos, que é 60%. Atendendo acima do indicado, chega a alcançar 85% de atendimentos SUS.

Para o presidente do Instituto Paulo Leal, os valores a serem pagos visam fortalecer a prestação a assistência integral à saúde dos usuários do SUS. – “Esses recursos visam complementar os procedimentos que são realizados pelo SUS. Fomos contemplados com esse convênio em decorrência da qualidade nos nossos atendimentos, da credibilidade que o Instituto conquistou, superando metas e preconizando o atendimento humanizado. Esses recursos serão destinados para melhorar os atendimentos aos usuários do SUS”.   

Segundo o chefe da 5º Regional de Saúde, Vinícius Traiano, os hospitais só irão receber os incentivos se cumprirem as metas de atendimento e internamento hospitalares, estipuladas no contrato. – “Não é um recurso que vem amarrado para ser gasto com tal coisa. É um recurso de incentivo a contratualização que o hospital gasta da maneira que ele achar mais adequado. Nós vamos estabelecer para os hospitais uma série de exames, consultas e cirurgias que eles vão ter que cumprir mensalmente, e se cumprirem vão ganhar os valores estabelecidos no contrato”.

Vinícius ressalta que os hospitais podem começar a receber os incentivos logo no começo do mês de Dezembro.  “Tanto o Instituto São José como o Hospital São Lucas foram contemplados nesse incentivo. A previsão par ao início do convênio que foi passado para o estado é que seria a partir de dezembro, e esse recurso poderá vir retroativo a agosto desse ano”.

De acordo com Vinícius Traian, outros hospitais foram contemplados na 5º Regional de Saúde: dois hospitais em Prudentópolis, Pitanga, São Vicente de Paula de Guarapuava, e "Temos expectativa que entre também o Hospital Santa Tereza de Guarapuava e o Hospital Bom Pastor, do Turvo".

Colaborou  Juliana Pavlak

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.