22/08/2023


Geral

Guarapuava é destaque estadual em execução de programas federais

O Município de Guarapuava está entre os cinco melhores municípios do Paraná em execução dos programas do Governo Federal. Segundo a Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social, Guarapuava ficou entre as cinco cidades paranaenses que mais inscreveram alunos no Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Com o quarto lugar, Guarapuava superou a idade de Curitiba. Além disso, o município teve excelente atuação no uso e atualização do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais.

“Devemos o sucesso desses resultados ao trabalho unificado que as equipes dos Cras, Bolsa Família e imprensa fizeram, pois foram fundamentais para divulgar os projetos da secretaria”, afirma a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.

Dados do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) indicam que Guarapuava inscreveu 639 pessoas nos cursos do Pronatec. Esse número equivale a todos os formados em 2013 e as 12 turmas em andamento que finalizam ano que vem.

O objetivo do Pronatec é encaminhar pessoas ao mercado de trabalho, possibilitando a mudar a realidade das pessoas cadastradas no CadÚnico. “Temos novas empresas chegando à Guarapuava e, por isso, fizemos um diagnóstico para oferecer cursos para os quais haja demanda no município”, explica Cristina. “Nosso objetivo no ano que vem é superar essa meta e ficar em primeiro lugar no ranking paranaense, contribuindo com a emancipação financeira das famílias”, adianta ela.

Em relação ao CadÚnico, representantes do grupo gestor responsável pelo cadastro participaram de uma reunião em Curitiba, na última semana, onde foram parabenizados pela utilização da ferramenta. De acordo com a secretária, a atualização é a principal ação do grupo. “Estamos monitorando as famílias beneficiárias do Bolsa Família, acompanhando se jovens e crianças estão na escola, se as grávidas tem feito o pré-natal e se toda a família está com o calendário vacinal em dia”, enumera. Com base no bom desempenho de Guarapuava e de outras 21 cidades, o Governo do Estado irá padronizar a utilização do CadÚnico.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo