A falta de repasse de recursos por parte do governo do Estado para as despesas de custeio das universidades estaduais, fez com que o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp) e reitor da Unicentro, Aldo Bona, convocasse uma reunião de urgência com os reitores das demais universidades do Paraná.
De acordo com Aldo Bona, a proximidade com o final de ano e a falta de repasse dos recursos, está gerando grande preocupação entre os reitores. “A situação chegou no limite para as universidades. Caso os repasses não sejam regularizados, a situação vai gerar grandes problemas para as instituições”.
No caso da Unicentro, Aldo Bona disse que ainda há a possibilidade de repasse de cerca de R$ 1,3 milhão até o final do ano. “Mesmo que esse recurso seja disponibilizado para a Universidade, nós teremos que por em prática um pesado programa de contenção de despesas, pois o déficit pode chegar a R$ 1,5 milhão até o final do ano”.
Em outra situação, Aldo Bona destacou que as universidades estaduais estão com obras paralisadas. “As construtoras que estão realizando os trabalhos de ampliação das instituições estão sem receber e não estão dando continuidade nas obras. A situação está preocupante”.
A reunião entre os reitores das universidades estaduais está agendada para a próxima quarta feira (27 de novembro), na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).