Acontece neste domingo (24) a segunda partida da semifinal do Campeonato Amador de Guarapuava. Na primeira perna semifinal o equilíbrio e a intensa disputa entre as equipes deram o tom das partidas, contudo, apesar das bons jogos, questões fora de campo tem chamado mais a atenção dos torcedores.
Em uma reunião realizada nesta semana, às vésperas dos jogos decisivos, as quatro equipes semifinalistas ( Madeirit, Aprovale, Danúbio e Grêmio Moriá) decidiram de forma unânime pela mudança no regulamento do campeonato e alteraram a forma de disputa das semifinais.
Com a decisão, extinguiu-se o critério de desempate por saldo de gols e somente os resultados serão levados em conta. Dessa forma, o Madeirit, que pelas regras anteriores deveria vencer a partida deste domingo por três gols de diferença para chegar a final, já que perdeu para o Aprovale por 2 a 0, necessita agora de uma vitória simples para decidir a vaga na prorrogação, onde tem a vantagem de jogar pelo empate devido a melhor campanha na primeira fase.
Outro clube que foi prejudicado foi o Grêmio Moriá, que apesar de ter sido derrotado por 1 a 0 pelo Danúbio, poderia conseguir a vaga caso vencesse por dois ou mais gols de diferença. Agora, contudo, mesmo que goleie a equipe de Entre Rios nesse domingo, o Grêmio Moriá terá que decidir a vaga na prorrogação, onde o Danúbio leva a vantagem do empate.
A decisão dos clubes deixou o próprio presidente da Liga de Futebol de Guarapuava, Edson Luiz Boscardin, confuso. Segundo Boscardin, ele estava em uma reunião na Federação Paranaense de Futebol em Curitiba, quando a reunião entre os clubes aconteceu aqui e decidiu pelas alterações. Mesmo sem entender o porque de dois clubes terem votado em uma situação que os prejudica, Boscardin afirmou que a decisão é válida já que foi realizada pelos clubes interessados, decidida de forma e unânime e com a decisão registrada em ata.
O presidente da Liga afirmou ainda que o regulamento da competição permite mudanças, ainda que de véspera, caso os clubes decidam por ela em consenso.
A decisão dos finalistas do Amador acontece neste domingo a partir dás 16h30. O Madeirit enfrenta o Aprovale no estádio Rubem de Mello. Já o Danúbio encara o Grêmio Moriá no complexo esportivo do clube em Entre Rios.