A Black Friday Brasil, conhecida por ser a data em que algumas empresas diminuem os valores dos seus produtos em até 70%, chama a atenção do consumidor. Em Guarapuava, diversas empresas já anunciaram a queda nos valores de seus produtos nesta sexta feira (29), quando o evento começa no país. Contudo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta a população sobre cuidados que se deve tomar na hora de realizar uma compra nesta data, também conhecida por empresas que elevam os preços dos produtos para criar uma falsa promoção. “O ideal é que as pessoas analisem se de fato o preço do produto caiu e se o preço normal condizia com o do dia anterior no produto. Caso seja analisado que não, qualquer um pode procurar o Procon para realizar a denúncia. Depois disso, nós realizamos a averiguação do caso”, explica Weslley Aredes, coordenador do Procon de Guarapuava.
Em Guarapuava, diversas lojas de vestuário e departamento anunciaram a promoção. Nesta sexta, algumas lojas prometem começar a queima de estoque a partir das 7h.
Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento foi aderido em 2010, com relatos de descontos de até 40% na primeira edição.
LOJAS ONLINE
O Procon-SP criou uma lista de sites não recomendados para as compras – totalizando agora 325 lojas que devem ser evitadas pelos usuários que costumam adquirir produtos online. O arquivo completo (PDF) pode ser acessado aqui.