No primeiro dia do vestibular da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), neste domingo (1º), realizado em sete cidades do Paraná, os candidatos responderam questões objetivas, e enfrentaram a redação. Três temas foram propostos na prova.
O primeiro tema fomenta o debate acerca do papel da alfabetização como exercício da cidadania, tendo em vista a grande porcentagem de analfabetos funcionais e a baixa quantidade de pessoas plenamente letradas entre os brasileiros.
O segundo tema apresentou um fragmento de texto que trata sobre o Dia Mundial Sem Carro e a tentativa de conscientizar a população, por pelo menos um dia, a usar meios de transporte alternativos. O candidato que escolheu esse tema teve que discutir os problemas causados pelo uso intenso de automóveis para deslocamento no dia a dia.
Por fim, o terceiro tema expos a questão da maioridade penal para jovens que cometam crimes hediondos ou sejam reincidentes. Um assunto que gerou polêmica ao longo deste ano e que levou a Câmara dos Deputados a criar uma comissão especial para o caso. Se escolheu esse tema, o candidato teve que argumentar sobre a questão dos jovens criminosos e a maioridade penal.
Os portões fechearam pontualmente às 14 horas, em todos os locais de prova.
Amanhã (2), no segundo dia do processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.
Com Coorc/Unicentro