O comércio varejista teve alta de 0,2% no volume de vendas na passagem de setembro para outubro, revelou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, a receita nominal cresceu 0,7% nesse tipo de comparação.
Ainda foi exposto que em comparação com outubro de 2012, os aumentos foram 5,3% no volume de vendas e 12% na receita nominal. O volume de vendas acumula altas de 4% no ano e 4,5% nos últimos 12 meses. Já os crescimentos acumulados são 11,8% no ano e 11,9%, em 12 meses.
O aumento de 0,2% no volume de vendas em outubro, na comparação com o mês anterior, mostra uma redução do ritmo de crescimento da atividade, já que, em agosto e setembro, as taxas tinham sido de 0,9% e 0,5%, respectivamente.
De acordo com informações da Agência Brasil, na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta, com destaques para equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (3%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%). Também registraram crescimento os setores de combustíveis e lubrificantes (0,6%) e artigos farmacêuticos (0,1%).
Tiveram queda os setores de supermercados, alimentos e bebidas (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-0,4%) e móveis e eletrodomésticos (-0,2%).