22/08/2023

A união salva o Santa Tereza!

A conquista de recursos para o Hospital Santa Tereza leva a uma reflexão mais aprofundada e nos leva a crer que se o povo soubesse a força que tem muitas coisas indesejadas deixariam de acontecer. Há muito tempo a situação financeira do Santa Tereza ganha as manchetes da Rede Sul de Noticias. Há mais de um ano é noticiado que a diretoria busca incansavelmente a conversão da instituição, até então privada, em filantropia para que possa, a exemplo do São Vicente, possa conseguir recursos governamentais. Há muitos meses, também, acompanho a angústia do chefe da 5a Regional de Saúde Vinicius Traiano motivada pela possibilidade anunciada de que o Santa Tereza poderia fechar as portas. Vale lembrar que Guarapuava carrega o onus de ser polo de uma região pobre e para cá convergem um universo de 500 mil habitantes que buscam, principalmente, atendimento na saúde pública. Quase a totalidade dos atendimentos hospitalares são pelo SUS (Sistema Único de Saúde). E apenas dois hospitais atendem essa demanda da maneira como podem. Se fechar um, oa caos está instalado.

Mas voltando ao Santa Tereza, o ex deputado Cesar Filho, hoje prefeito de Guarapuava, além de outros deputados com Zeca Dirceu (PT) também estão empenhados na solução do problema. E não é de hoje. Mas o "bonde começou" a andar depois que funcionários se uniram e foram às ruas clamando às autoridades que tivessem uma atitude e que impedissem o hospital de fechar. Sairam em defesa do salário atrasado dos médicos, da situação das UTIS (Unidades de Terapia Intensiva), do pronto socorro, do estado de calamidade do hospital. Aliás, iniciativa que já inha sendo tomada pelos funcionários para custear setores. As "meninas da cozinha"  promovem macarronada para repor utensílios; outros realizam feijoada; bingos. Se viram da forma como podem, cada um fazendo o que está ao seu alcance. Na esfera mais alta que alcança são as lideranças politicas. Que bom que também estão fazendo a sua parte.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo