O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (20) a relação final dos municípios que poderão receber novos cursos particulares de medicina, no âmbito do programa “Mais Médicos”. Guarapuava está entre os 49 municípios de 15 estados, com a previsão de oferta de aproximadamente 3,5 mil vagas. No Paraná, foram também contemplados Pato Branco, Campo Mourão, e Umuarama. Em Guarapuava, as faculdades Campo Real e Guairacá estão habiitadas a disputar pelo curso.
Segundo o MEC, os municípios pré-selecionados receberão no início do ano que vem visitas de uma comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Em seguida, um novo edital será publicado, desta vez para selecionar instituições de ensino interessadas a atuar nestes locais. Conforme o MEC, a intenção é disponibilizar outras 8 mil vagas nos próximos quatro anos, incluindo a abertura de cursos por meio de universidades públicas.
O edital para que os municípios se inscrevessem no programa foi lançado em outubro. No total, 154 prefeituras encaminharam a documentação ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a implantação dos cursos