Nesta segunda feira (06) se comemora o Dia de Reis, onde segundo a crença cristã celebra-se a visita dos três reis magos, Balthazar, Belchior e Gaspar, ao menino Jesus recém-nascido em um presépio de Belém. Tradicionalmente é neste dia que se encerram os festejos natalinos e os enfeites, luzes, pinheirinhos e presépios são desmontados. “No Dia de Reis a gente tem que tirar todos os enfeites de Natal da casa. Faço isso desde que sou criancinha e continuou até hoje” conta Ivone Cavalin, que já desmontou o pinheirinho de sua casa no Centro de Guarapuava.
Se por aqui a tradição de desmontar os enfeites marca o Dia de Reis, em outros países a veneração aos reis magos se dá de outra forma. Na Argentina e Paraguai é no Dia de Reis que acontece a troca de presentes e se presenteia as crianças que se comportaram bem durante o ano. Nesses países, a data é considerada feriado.
Em outros cantos do mundo como em Portugal, um bolo é confeccionado com uma fava em seu interior e distribuído, quem encontrar a fava será o responsável por fazer o bolo no ano seguinte. Também em Portugal e até em algumas regiões do Brasil acontece as festas da Folia de Reis, com a presença das Companhias de Reis que cantam músicas referentes ao nascimento de Jesus.
Foto Ilustrativa