22/08/2023

As histórias por trás das fotos que marcaram o inverno de Guarapuava- Parte 2

imagem-65508

O álbum Guarapuava aqui neva como na Europa, produzido pela Rede Sul de Notícias, já está circulando pela cidade e por todo o estado do Paraná. Dentro do álbum estão as melhores fotos  tiradas por fotógrafos profissionais e amadores e que retrataram a nevasca que caiu sobre Guarapuava nos  dias 22 e 23 de julho de 2013.

Em uma série de entrevistas,  os responsáveis por capturar estas belíssimas imagens explicaram as técnicas, os bastidores e a história destas fotos tão marcantes. Confira aqui a segunda parte das entrevistas.

Confira aqui a segunda parte das entrevistas com os fotógrafos.

Bruno Dittert

Ao ver a neve caindo, Bruno não pensou duas vezes e saiu para a rua em busca dos melhores locais para tirar foto. O esforço foi recompensado e a câmera do fotógrafo flagrou belas imagens.

A busca pela foto ideal, entretanto, quase teve outro final. Dirigindo pelas pistas tomadas de neve e de gelo, Bruno por pouco não se envolveu em alguns acidentes. “ Eu estava tirando fotos no banco do passageiro, mas a pista estava escorregadia  e quase batemos algumas vezes. Ai fui eu dirigir, mas também tava complicado” comentou

Além dos perigos das ruas congeladas, o frio intenso não colaborou muito. “Estava muito frio, não deu para ficar muito tempo e tirar muitas fotos”.

Mesmo assim as fotos de Bruno, segundo ele, vão ficar guardadas na memória e no álbum para sempre. “Isso aqui é pra deixar para registro. Foi um momento histórico e vai ficar para sempre”

Douglas Paes

Antes mesmo de dar a primeira olhada no álbum, Douglas Paes  rapidamente os distribuiu ao seus sobrinhos, que não puderam vivenciar a experiência da neve, já que moram em Ponta Grossa.

Além dos sobrinhos, o álbum com as fotos de Douglas, segundo ele mesmo, ficará na estante, sempre a mostra para aqueles que não puderam estar aqui no dia 22 de julho de 2013. “ Vai ficar para a história, vou mostrar para todo mundo Guarapuava  debaixo de neve”.

Foi justamente tentando mostrar aos familiares as belas imagens de Guarapuava, que Douglas conseguiu fotos incríveis. Enquanto tirava fotos da família na Lagoa das Lagrimas, Douglas se deparou com a imagem dos gramados congelados com o céu degrade e os prédios de Guarapuava ao fundo.

A imagem foi vencedora de um concurso de imagens da RPC/TV e Douglas foi premiado com uma televisão.

 

Jean Wichinoski

O dia 22 de julho com certeza foi marcante para o fotógrafo e videomaker Jean Wichinoski.  Com uma câmera na mão, Jean deu asas ao seu lado artístico e fez belas imagens de Guarapuava.

Em um vídeo carregado de imagens emocionantes postado no Youtube, Jean viu nos números de visualizações e nos comentários positivos, o empurrão que faltava para se dedicar mais as fotos artísticas. “Depois disso tudo mudou bastante, o feedback positivo que eu recebi deu um gás a mais para voltar-me mais a este lado artístico”.

 

Além do vídeo, as fotos de Jean também foram reconhecidas pela sua beleza. “O próprio prefeito veio me parabenizar pelas fotos. Eu soube depois por um assessor dele, que ele mostrou o meu vídeo e as minhas fotos a várias pessoas enquanto estava na Europa” contou o orgulhoso Jean.

Uma das fotos preferidas de Jean e do prefeito César Filho é a que retrata um banco da Praça 9 de dezembro coberto pela neve. Para fazer tal foto, Jean usou  uma técnica especial. “O próprio prefeito veio me perguntar se eu tinha usado a técnica das linhas e ponto futuro, e foi exatamente o que eu fiz” revelou Jean.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo