22/08/2023
Cotidiano

Continua faltando água em bairros de Guarapuava

Se de um lado a falta de chuva favorece a escassez de água, de outro o consumo excessivo e o desperdício agravam ainda mais a situação. Estas são as causas do desabastecimento de água tratada que afeta Guarapuava e outros municípios paranaenses nos últimos meses. Diariamente, o desabastecimento tem sido pauta por parte da assessoria de imprensa da Sanepar. Nesta terça feira (04), por exemplo, mais bairros da cidade estão com essa restrição: Aeroporto, Jardim das Américas, São Vicente, Zagonel, Colibri, Vila Bela e Boqueirão afetando o Jardim Carvalho, Planalto, Jardim Brasília, Campo Velho, Tancredo Neves, Vila Operária, Mansueto, Lagoa Dourada. O abastecimento só voltará a acontecer amanhã, quarta feira (05).

 Apesar desse problema diário, o gerente as empresa em Guarapuava, João Edson de Lima, descarta a possibilidade de rodízio, mas alerta que pode aumentar o número e o fluxo de localidades com restrições. “Isso se faz necessário quando uma determinada região atinge o nível crítico”, diz.

Segundo Lima, o consumo de água aumentou em 12%  somente em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais uma vez a Sanepar pede à população que economize água, priorizando o consumo humano (alimentação e higiene) e evitando desperdícios e uso desnecessário.

A Sanepar orienta aos clientes: evitar lavar roupas, calçadas, carros e evitar o desperdício é essencial e ajuda a regularizar o abastecimento em menor prazo. Não varrer calçadas com a mangueira. Reduzir o tempo no banho. Reutilizar a água limpa da lavagem da máquina para lavar pisos, calçados e regar jardim.

Clientes que não possuem caixa-d'água poderão ficar desabastecidos. É muito importante que cada imóvel tenha caixa d'água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.