22/08/2023
Cotidiano

Problema no fornecimento deixa mais de 500 mil sem luz no Paraná

Um problema no fornecimento de energia deixou sem luz 548 mil consumidores em 61 cidades do Paraná, ontem (04), de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Este número representa 13% dos 4,1 milhões de consumidores atendidos pela Copel no estado. O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) informou que houve uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do país, provocou falta de energia em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Por volta das 15h30, a Companhia Paranaense de Energia havia informando que 355 mil consumidores haviam ficado sem luz. A informação foi atualizada pela por volta das 16h.

 

Segundo a Copel, no Paraná a energia foi desligada preventivamente por volta das 14h. A companhia diz que foi autorizada a religar o sistema às 15h38, e que neste horário a energia foi restabelecida para todos os consumidores do estado.

Em Curitiba e Região Metropolitana e no litoral, 223 mil consumidores ficaram sem luz em 57 bairos. Os municípios da Região Metropolitana que ficaram sem luz foram: Campo Magro, Agudos do Sul, Araucária, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul e Adrianópolis. No litoral, apenas Matinhos foi afetada.

Nas regiões norte e noroeste, ficaram sem luz: Andirá, Açaí, Cornélio, Bandeirantes, Florestópolis, Rolândia, Apucarana, Faxinal e Mauá da Serra, Londrina, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Campo Mourão, Cianorte, Colorado, Umuarama, Goioerê, Juçara, Tamboara, Itaguajé, Santo Inácio e Mamborê.

Já na região centro-sul do estado e nos Campos Gerais, Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Telemâco Borba, Tibagi, Jaguariaíva, São João do Triunfo, TeixeIra Soares, Pitanga, Palmas e Guarapuava foram os municípios atingidos.

Cascavel, Ibema, Foz do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Iracema do Oetse, Jesuítas, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Clevelândia, Mariópolis, Pato Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Vitorino, Capanema, Pinhal de São Bento e Santo Antonio do Sudoeste ficaram sem luz nas regiões oeste e sudoeste do Paranpa.

Em nota, a Copel informou que o desligamento foi feito para evitar a propagação da falha na linha de energia. "Houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema", diz trecho da nota.

Fonte: G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.