Oito bombeiros do Corpo de Bombeiros de Guarapuava estão sendo qualificados para integrarem a Brigada de Incêndio Aeroportuária, que será implantada dentro do Aeroporto Tancredo Tomas de Faria. O treinamento está sendo realizado no município de Canoas (RS) e é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Governo Federal. Os bombeiros estão se qualificando no Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA).
De acordo com o diretor aeroportuário, Luiz Fernando Brustolin, a criação da Brigada de Incêndio Aeroportuário é uma das exigências para que o aeroporto de Guarapuava esteja apto a receber vôos comerciais. “Para se adequar às normas de aviação comercial, várias adaptações e ajustes estão sendo feitos e a Brigada de Incêndio é uma delas. Além disso, a estrutura física e a parte de equipamentos também estão recebendo novos investimentos”.
EXPECTATIVA
De acordo com Luiz Fernando, a expectativa é de Guarapuava volte a receber vôos comerciais até o final de 2014. “As adequações às exigências do Governo federal são lentas, mesmo assim acreditamos que até o final do ano Guarapuava volte a receber os vôos comerciais.Vôos com aviões menores e helicópteros já estão ocorrendo”.
Para o Paraná, o Governo Federal está destinando R$ 319 milhões para serem investidos na estrutura dos aeroportos. Guarapuava está contemplado nesse total de investimentos previstos para o Estado, porém o valor específico para o município não foi divulgado.