22/08/2023


Geral

A partir de hoje Toledo também terá rodízio de água

A Sanepar implanta a partir desta quarta feira (12) o sistema de rodízio no abastecimento de água de Toledo, na região Oeste do Estado. A redução da vazão de três poços e o crescente aumento do volume de água consumida foram fatores determinantes para que a empresa adotasse a medida. A finalidade é atender com água tratada todas as regiões da cidade, que conta com 36,3 mil ligações de água. 

O anúncio da implantação do rodízio foi feito nesta terça feira (11) pelo gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno, na presença do prefeito Beto Lunitti, de secretários municipais e da imprensa. De acordo com Renato Bueno, foram realizadas análises e tentativas para manter o abastecimento regular. 

“Com a perda da produção de água em função do período de estiagem, aliada ao consumo excessivo, esta é a única alternativa para que todos os imóveis de todas as regiões da cidade recebam água tratada por pelo menos 20 horas diárias”, declarou. O prefeito pediu a colaboração da população. “É uma questão temporária que depende de cada um fazer a sua parte e participar de forma cidadã”, disse Beto Lunitti. 

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente para a alimentação e higiene pessoal. Limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas e fachadas e regar hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. 

A Sanepar disponibilizou caminhões-pipa para atendimento de unidades especiais como hospitais, creches, escolas, asilos e postos de saúde. 

COMO SERÁ

A cidade foi dividida em três setores de atendimento que ficarão sem água por quatro horas em dois dias da semana. Às quartas-feiras e aos sábados, das 8h às 12h, o setor de distribuição de água ficará fechado para as regiões dos bairros Industrial, Gisella, Planalto, Anápolis, Jardim Paraná e Pasqualli. Das 12h às 16h, ficarão sem água os moradores dos bairros Belo Horizonte, Bressan, Paulista, Vila Operária e parte alta do Panorama. Já no São Francisco, Cesar Park, parte baixa do Panorama, Jardim Europa, Barcelona, Alto da Glória e Santa Clara IV, a interrupção será das 16h às 20h. 

Às quintas e segundas-feiras o abastecimento ficará interrompido das 8h às 12h no Boa Esperança, BNH Rossoni, Centro, BNH Parizotto, parte do Jardim La Salle e zona baixa da Vila Pioneira. Das 12h às 16h, no Maracanã, zona alta da Vila Pioneira. No Coopagro e no Tocantins o fechamento será das 16h às 20h. 

No Jardim Porto Alegre, Concórdia, Independência, Carelli e Bandeirantes, o abastecimento ficará interrompido das 8h às 12h, às sextas e terças-feiras. América e Santa Clara ficarão fechados das 12h às 16h e os bairros Pancera, Canaã, Recanto, Filadélpia, Santa Maria, Vila Becker e parte do La Salle terão o abastecimento interrompido das 16h às 20h horas também às sextas e terças-feiras. 

INVESTIMENTOS

O Sistema de Abastecimento de Água de Toledo está em processo de ampliação. A Sanepar está construindo dois novos reservatórios, interligando mais um poço e readequando 12 quilômetros das redes de distribuição de água. Os investimentos de mais de R$ 5,4 milhões devem garantir o abastecimento para os próximos cinco anos. A previsão é de que o poço entre em operação dentro de 90 dias e as demais obras sejam concluídas até outubro. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo