22/08/2023

Em março pode acabar o mistério em torno do candidato de Cesar Filho

Em março pode acabar o mistério que gira em torno de quem será o candidato do prefeito Cesar Silvestri Filho a deputado estadual. É que no mês que vem o governador Beto Richa deverá anunciar a reforma no primeiro escalão do Palácio Iguaçu. De acordo com o blogueiro  Esmael Morais, de Curitiba, o governador já começou a discutir nomes também para o segundo escalão por conta das eleições deste ano.

Entre as possibilidades  estudadas pelo governador está o nome do atual secretário de governo Cezar Silvestri, o “Cezar Pai”.  Se for feita a vontade do filho prefeito, Silvestri deixa o cargo no Estado e assume a candidatura à uma das vagas na Assembleia Legislativa do Paraná.  Nesse caso, a Secretaria de Governo, uma das mais importantes pastas políticas do governo, será extinta.

Outra possibilidade que vem sendo cogitada é a concretização da vontade de Silvestri de deixar a política eletiva para se dedicar a projetos pessoais. Aliás, esse desejo não é segredo para ninguém. Afinal, ele já declarou publicamente em várias ocasiões de que deixará de ser candidato. Uma decisão contrária será para agregar o grupo já que muitos nomes estão sendo colocados para disputar o pleito e todos queremo o apoio de Silvestri Filho.

Caso contrário, crescem as especulações de que a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Rauen Silvestri, a mãe, será o nome escolhido.

De acordo com Esmael Morais, os prováveis nomes que deixarão o Governo são:  

Secretária de Governo – Titular: Cezar Silvestri (PPS) – Cotado: se ficar no cargo, a esposa pode disputar a Assembleia. Se ele disputar a eleição, a Secretaria será extinta ou agrupada à Casa Civil.

Casa Civil – Titular: Reinold Stephanes (PSD) – Cotado: Edson Casagrande (PSB)

Meio Ambiente – Titular: Cheida (PMDB) – Cotado: Caetano de Paulo Júnior (PMDB)

Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Titular: Ratinho Jr (PSC) – Cotado: João Carlos Ortega (PSC)

Secretaria do Trabalho – Titular: Romanelli (PMDB) – Cotado: Amim Annouche (PTB)

Secretaria de Esporte – Titular: Roman (PSD) – Cotado: Paulo Rossi (PSD)

Secretaria de Educação – Titular: Flávio Arns (PSDB) – Cotado: Paulo Schimidt (PSDB)

Instituto das Águas – Titular: Márcio Nunes (PSC) – Cotado: Rodrigo Salvadori (SDD)

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo