Um levantamento realizado pelo tenente José Heron Goulart, do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, aponta que em 2013 foram realizadas mais de 38 mil notificações de trânsito. De acordo com o tenente, o número é considerado excessivo para o município. Heron destaca ainda que o alto número de notificações comprova que há fiscalização, mas o que segue é o desrespeito de alguns motoristas. “Fiscalização existe, o que falta é educação para muitos motoristas, que devem seguir as leis de trânsito”.
Notificações de trânsito em Guarapuava no ano de 2013:
ESTACIONAR EM LOCAL/HORARIO PROIBIDOS PELA SINALIZACAO
1.709
ESTACIONAR EM DESACORDO COM A REGULAMENTACAO
1.567
ESTACIONAR VEIC NO PASSEIO, FAIXA DE PEDESTRES, ETC
341
ESTACIONAR EM LOCAL/HORA COM SINALIZ PROIBIDO PARADA/ESTAC
338
ESTACIONAR DIANTE GUIA REBAIXADA ENTRADA/SAIDA VEICULOS
146
ESTACIONAR AO LADO DE OUTRO VEICULO(FILA DUPLA)
54
ESTACIONAR O VEICULO NA CONTRAMAO DE DIRECAO
39
ESTACIONAR JUNTO PONTO EMB/DESEMB TRANSPORTE COLETIVO
34
ESTACIONAR A MENOS DE 5M DO ALINHAMENTO DA VIA TRANSVERSAL
34
ESTACIONAR EM DESACORDO COM O ESTABELECIDO PELO CODIGO
4
ESTACIONAR AFASTADO DA GUIA A MAIS DE 1M
4
ESTACIONAR NO CRUZAMENTO PREJUDICANDO CIRC VEIC/PEDESTRES
3
Soma das notificações relacionadas a estacionamento
4.273
Total das notificações do município
12.027
Total das notificações em Guarapuava (PRF, PRE, 16BPM e Guaratran)
38.263
Fonte:Detran PR
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O levantamento realizado pelo tenente Heron será apresentado durante a Audiência Pública que discutirá o trânsito municipal. Marcada para a próxima quinta feira (20), às 19 horas, no plenário da Câmara, a proposta era debatida desde o segundo semestre do ano passado e fora idealizada pelo presidente do Legislativo, vereador Edony Kluber (PSD).
Os detalhes foram definidos após várias reuniões entre o parlamentar citado com diversas entidades locais, como Ministério Público, Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), 16º Batalhão de Polícia Militar e Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava).
De acordo com Kluber, os objetivos da iniciativa são discutir a área com a sociedade, na busca de alternativas que culminem em melhorias em infra-estrutura, educação e segurança no trânsito. “Percebemos um crescimento exacerbado no número de veículos no município, acarretando em trafego intenso, em horários de pico, além de um maior número de acidentes. Esta é uma questão que precisa ser debatida com urgência, portanto convido toda a população para nos ajudar a solucioná-la”, argumentou Kluber.
Para as falas iniciais, os nomes confirmados são do chefe do Guaratran, Cesar Ramão Sanches, que abordará questões técnicas sobre o trânsito; da promotora Carolina Chiamulera, com foco em pontos jurídicos; além do Procurador do Município, Fábio Decker; e do conselheiro do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná) Marcelo Araújo.
Deve-se ressaltar que, após tais explanações, a palavra será aberta ao público, que realizará perguntas, apontamentos e sugestões, colaborando com melhores encaminhamentos ao término da Audiência.
Profissionais ligados ao setor, lideranças políticas e toda a comunidade estão convidados para participarem do evento.
SERVIÇO
Evento: Audiência Pública Transito Municipal
Quando: Quinta-feira (20)
Horário: 19 horas
Onde: Câmara Municipal de Guarapuava