A partir desta quinta (20), liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó deverão ser fabricados e importados com o novo Selo Ruído do Instituto Nacional de Mefrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo é diminuir o excesso de ruído emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos.
O novo selo colorido, que terá a marca do Inmetro e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, vai classificar os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deverá ser colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto. O selo indica de forma simples o nível de ruído para que o consumidor possa escolher os aparelhos mais silenciosos.
O Inmetro vai fiscalizar os fabricantes e as importadoras, impedindo a entrada de mercadorias irregulares no país. A empresa que descumprir a regra será punida por meio de multa e apreensão da mercadoria. Em breve, os produtos com o novo selo chegarão às lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado até agosto de 2016.
Fonte: Agência Brasil