22/08/2023


Geral

Governo entrega materiais para construção de pontes de concreto em mais três cidades

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) entregou nesta semana materiais para construção de pontes de concreto para três municípios. As novas travessias substituirão antigas passarelas de madeira localizadas em áreas rurais. As novas pontes beneficiarão mais de 35 mil moradores das cidades de Rio Azul, Mangueirinha e Diamante do Sul. 

O Estado atende diretamente os municípios por meio do Programa Pontes do Desenvolvimento, fornecendo vigas de concreto, guarda-rodas e lajotas, para a construção ou restauração de pontes. "A iniciativa visa melhorar o acesso dos moradores e o escoamento dos produtores locais que utilizam as estradas rurais", afirma o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior. 

Em Rio Azul, nos Campos Gerais, foram entregues quatro vigas de 11,5 metros, 33 lajotas e 11 guarda-rodas. A travessia de concreto sobre o rio dos Iantas será mais larga que a antiga. 

Em Mangueirinha, as equipes entregaram 96 lajotas e 18 quarda-rodas. A ponte será construída sobre o rio Vila Nova. O município de Diamante do Sul recebeu seis vigas de concreto de 15,5 metros. A nova travessia ficará sobre o córrego Diamante. 

PONTES DO DESENVOLVIMENTO

As prefeituras são as responsáveis pelas obras e contratação de funcionários para a construção das pontes e o DER-PR pelo fornecimento de material. Desde o início de 2011 foram entregues 140 pontes e outras 14 vão ficar prontas ainda no primeiro semestre deste ano. Mais de 120 cidades paranaenses já foram beneficiadas com o programa. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo