22/08/2023
Cotidiano

Em mês de racionamento, guarapuavanos repercutem aumentos em conta da Sanepar

imagem-67323

Moradores de Guarapuava estão repercutindo nas redes sociais o aumento em contas de água da Sanepar neste mês. A maior alegação é que, mesmo com os desabastecimentos constantes e rodízio temporário de água na cidade, a empresa registra crescimento de consumo, o que afetou a conta de muitas pessoas. “Recebi minha conta de água em casa hoje e houve um aumento de consumo de 10 para 17m³. Estão me cobrando o ar que passou pelo hidrômetro. No mês que economizamos mais água a conta sobe?”, diz um comentário no Facebook postado na última terça feira (18).

O morador do bairro Santana, José Crissi, alega que comumente sua conta variava entre R$ 100,00. Neste mês, mesmo após os rodízios, a conta subiu para R$ 205,00. “Eu mal consumi água porque viajei. E mesmo assim, quando voltei, já estavam acontecendo os rodízios, não devia ter aumentado assim”.

Outros comentários no Facebook alegam o mesmo problema. “Eu acho que tenho esse problema há anos. Desde que mudaram o hidrômetro aqui nunca consegui baixar minha conta de água. Não lavo calçadas nem carro. Cheguei até a coletar água da chuva pra usar para coisas que não precisam de água tratada. E nunca, mas nunca mesmo, baixa dos 17m³ ou 19m³. Houve meses que foi 27³. Para gastar isso tem que usar muita água”, alega outro usuário da rede.

Em nota, a Sanepar informou que a fatura é emitida de acordo com a medição de consumo registrada pelo hidrômetro. "Ao contratar os serviços de fornecimento de água tratada junto à Sanepar, o cliente assume o compromisso de pagar a tarifa mínima, que lhe dá o direito de consumir até 10 m³ (10.000 litros) mensais de água, sem custo adicional. Os 10 m³ são uma franquia de uso. Acima deste volume, o cliente paga, além da tarifa mínima, a diferença por metro cúbico consumido."

Além disso, a empresa informou que o aumento do valor da fatura está associado à elevação do consumo, natural nos meses de verão. "Os clientes que tiverem dúvidas sobre a fatura ou demais serviços prestados pela Sanepar, podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou diretamente na Central de Relacionamento com o Cliente, que em Guarapuava está situada à Rua Azevedo Portugal , nº 1021, Centro", explicou a assessoria da empresa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.