22/08/2023
Cotidiano

Mulheres resgatam autoestima em Tarde de Beleza

imagem-67919

Foi um convite feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Morro Alto, que motivou mulheres de vários bairros de Guarapuava a participarem de uma Tarde da Beleza Real. Das 14h às 17h desta quinta feira (06), elas estiveram reunidas no Cras recebendo os cuidados de 28 estudantes dos cursos de manicure, corte e escova do Serviço Nacional Profissionalizante – Senap, parceira da iniciativa. A ação abre o calendário de atividades do mês da Mulher em Guarapuava.

“O que importa é sentir-se bela do jeito que é. Do jeito que quiser”, destaca o convite baseado em iniciativas que correm pelo Brasil onde a mulher deve se valorizar da maneira que se é, como quiser. Para a psicóloga do Cras do Morro Alto Carine Suder Fernandes, o Dia Internacional da Mulher é mais um dia de luta e exercitar a autoestima destas mulheres é contribuir para a superação de inúmeras barreiras. “Nossas mulheres estão cientes de seus direitos, e nestas atividades como a de hoje propomos que elas se inspirem nas mulheres que sofrem qualquer tipo de violência e não se omitam, sejam parceiras nesta luta. Somos mais fortes quando nos unimos e nos sentimos mais belas quando fazemos o que é certo.”, destaca Carine.

Erotildes se sente feliz com seu "Dia de Beleza"

Erotildes dos Anjos da Cruz, 46 anos, moradora no bairro Santana sempre sonhou com um Dia de Beleza. “Eu queria saber como era ser cuidada, ter alguém que pintasse minhas unhas e arranjasse meus cabelos. Nunca tive isso pela própria dificuldade que a vida nos aponta. Estou feliz hoje. E gostaria de dizer para outras mulheres que participem quando forem convidadas. Isso é tão bom”. Erotildes participa também das aulas de Reeducação Postural e Fisioterapia Preventiva na Igreja Perpétuo Socorro, promovidas pela Secretaria da Mulher e Assistência Social.

Helga cuida carinhosamente de Ana Rosa

Para a moradora do bairro São Cristovão, Ana Rosa de Oliveira, 62 anos, tudo o que é promovido em prol do bem estar da mulher é válido, e ela não perde por nada. “Recebi o convite de estar aqui hoje com alegria. Aprendemos a nos cuidar mais e também a cuidar das nossas amigas. A violência contra a mulher deve acabar e depende da nossa união. É um dia para nos deixarmos ser cuidadas e aprendermos a cuidar uma das outras também”.

A estudante do curso de Corte e Escova do Senap, Helga Taís Maximowski, 22 anos, cuidou do visual da Ana Rosa e diz que é nestas oportunidades que coloca em prática realmente tudo o que capta no curso. “Aqui aprendo na prática, exercitando. E não é somente a técnica, mas principalmente como interagir com a minha cliente. E estas são clientes tão especiais que valorizam cada cuidado que temos com elas. É gratificante e é aqui que está o carro-chefe destas iniciativas, a autoestima da mulher sendo tratada com carinho e a conscientização de que devemos ser uma pelas outras”.

Luciana Bochnia é instrutora do curso de Corte e Escova do Senap e juntamente com sua colega Ellen Martins, instrutora das manicures, comemora a oportunidade de oferecer as suas alunas esta interação tão positiva. “Aqui elas podem nos mostrar o que captaram das aulas e tirar suas dúvidas de imediato. Cada cliente deve ser tratada de forma especial já que uma deseja algo diferente da outra. No sorriso, no contato, na troca de vivências todas nós saímos ganhando. E isso tudo é muito próprio da mulher que se acostuma a cuidar e também precisa ser cuidada”, afirma Luciana.

SERVIÇO: o Cras da Unidade Morro Alto conta com grupos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Nas segundas feiras às 14h as gestantes se reúnem no Cras.

Nas terças feiras a partir das 9h acontece a reunião da Melhor Idade (com exercícios de Reeducação Postural e Fisioterapia Preventiva), e simultaneamente as Oficinas de Hip Hop (para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos). 

Nas quartas feiras às 10h acontece a Oficina de Ballet (ofertado a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos) que também tem turmas a partir das 14h.

Nas quintas feiras às 9h a Melhor Idade volta a se reunir e às 14h Oficinas Socioeducativas (bate papo e artesanato para mulheres de todas as idades).

Nas sextas feiras acontecem reuniões intersetoriais ou com a Comissão da Rede de Proteção e Atendimento à crianças e adolescentes.

 

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.