22/08/2023



Esportes

Final dos Jogos Colegiais começa sábado

imagem-6834

Mais de oito mil atletas iniciam neste sábado (4/7), em Curitiba, a fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) disputada em 13 modalidades. Mas em apenas quatro delas estão previstos confrontos para este primeiro dia de competição: basquete, handebol, vôlei e
vôlei de praia. A competição vai até o dia 14. As demais modalidades (atletismo, futebol,futsal, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez) começam a partir de
terça-feira (7/6), a exceção ainda do goalball, programado só para este domingo e segunda-feira (6/7), para alunos com necessidades educacionais especiais. Futebol e futsal serão as últimas a se encerrar, dia 14. Neste primeiro dia também haverá a solenidade de abertura, às19 horas, no Ginásio de Esporte Professor Almir Nélson de Almeida (Tarumã), que será reaberto exclusivamente para esta atividade, e contará com a presença do governador Roberto Requião. A TV Educativa do Paraná transmitirá o cerimonial ao vivo. O ginásio do Tarumã passou por reformas estruturais, como substituições do forro de madeira, cobertura e iluminação.“Não fizemos todas as obras necessárias para o pleno funcionamento do ginásio, mas esse espaço já pode ser utilizado sem risco de falta de segurança”, garante o diretor-presidente da Paraná Esporte, Março Aurélio Saldanha Rocha.
Disputam os Jogos Colegiais alunos do ensino regular e com necessidades educacionais especiais de escolas públicas e privadas. As competições são entre duas faixas etárias distintas,
classes B (12 a 14 anos) e A (15 a 17 anos) e nos sexos feminino e masculino. A única exceção é na ginástica rítmica, apenas para meninas.
Números
Os números dos Jogos Colegiais do Paraná impressionam pelo tamanho da competição, a maior do país no gênero. Só nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), por exemplo, estão programados 833 jogos, em 40 locais, até serem conhecidos os campeões. São 164 jogos de basquete, 139 de futebol, 210 de futsal, 160 de handebol e 160 de vôlei. Nessas modalidades coletivas participam 4.126 atletas, representando 335 equipes, não necessariamente colégios ou municípios. Vários colégios têm equipes em mais de uma modalidade e categoria. Em todas as fases (interna nos colégios, municipal, regional,macrorregional e final), participam mais 400 mil pessoas entre alunos, professores, dirigentes e equipes de apoio.
Da final em Curitiba participam os colégios classificados nos 32 núcleos regionais de Educação (NRE). Estão sendo utilizados como alojamentos para as delegações 33 colégios estaduais de
Curitiba. A maior delegação é a do núcleo de Londrina com 658 pessoas entre alunos e dirigentes, e ficará alojada no Colégio Estadual do Paraná, onde também estará a delegação do núcleo de Assis Chateaubriand (150 pessoas).
Locais de competições
Quanto às modalidades individuais, o atletismo, a com maior participação, com 2.390 atletas (1.748 do ensino regular e 642 do ensino especial), será disputado na pista do Colégio Estadual do Paraná, onde também serão realizadas as competições de xadrez. Sobre essas modalidades, ainda, os outros locais de disputas são: goalball, na Associação Copel; vôlei de praia, no Ginásio Tarumã; natação, na Universidade Positivo; ginástica rítmica, na Paraná Esporte; judô, na Universidade Tuiuti; e tênis de mesa, no Clube Nickey.
Atletas Ensino regular
Basquete – 744 atletas
Futebol – 990
Futsal – 768
Handebol – 868
Vôlei – 756
Atletismo– 1.748
Ginástica rítmica – 65
Judô – 329
Natação – 235
Tênis de mesa – 156
Vôlei de praia – 80
Xadrez – 301
NEE (alunos com necessidades educacionais especiais)
Atletismo – 642 atletas
Basquete – 72
Futsal – 276
Goalball – 12
Natação – 28
Xadrez – 8

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo