22/08/2023
Cotidiano

Alunos do César Stange degustam culinária cigana

imagem-68447

Um evento cultural realizado no Colégio Cesar Stange, propiciou à alunos do ensino médio a degustação de pratos tipicamente ciganos.  "Saímos da total exclusão para total inclusão." diz Cláudio Iovanovitch ao apresentar a peça de Teatro "Além da lenda" do projeto Assim Chamados Ciganos da Apreci – Associação de Preservação da Cultura Cigana de Curitiba,  com apoio da SEED e patrocinadores Copel e CELEPAR.

“Assim tivemos a oportunidade conhecer a História e Cultura Cigana, pois Guarapuava é rota de acampamentos de grupos Roms e Kalons que permanecem na invisibilidade e marginalização social e acadêmica, esses grupos étnicos fazem parte da formação do povo brasileiro mas a nossa História não conta”, diz a pedagoga Gilce Primak Niquetti que participou do evento.

O casal de ciganos Cláudio e Neiva Iovanovitch orientaram  as agente educacionais,  que coordenadas por Lúcia Lopes fizeram o prato “Salmava” –  charutos de repolho recheado com carne bovina moída e azeitonas com molho dourado. Acompanhados por arroz, saladas, e o tradicional chá de maça.

Estão previstos projetos na área de danças ciganas com alunos do colégio, coordenados pela pedagoga Luz Mejias.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.