22/08/2023



Economia

PIB deve crescer em média 4% ao ano de 2014 a 2022, diz Mantega

A economia brasileira deve crescer, em média, 4% ao ano entre 2014 e 2022, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No que ele chamou de "novo ciclo da economia", os investimentos devem crescer 7% ao ano, e o PIB per capita, 33,2% no mesmo período.

Segundo Mantega, que apresentou aula magna na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia mundial está saindo da crise e os próximos anos serão de recuperação. Nesta semana, eleatingiu oito anos no cargo e se tornou o ministro com mais tempo na pasta desde a retomada da democracia.

Questionado sobre a condução das políticas monetária e fiscal do país para este ano, Mantega garantiu que a inflação “não passará dos limites”, apesar de haver pressões inflacionárias, principalmente dos alimentos, e que o governo cumprirá a meta proposta de superávit de 1,9% do PIB.

Sobre o câmbio, o ministro disse que "continuará flutuando. Portanto, não sabemos se ele vai para cima ou vai para baixo. Nós hoje temos um cenário internacional mais calmo. O cenário que havia ficado nervoso uns meses atrás por causa do tapering [retirada de estímulos à economia dos EUA] hoje está, me parece, assimilado. Então, há mais segurança no cenário internacional. Diminui a chamada aversão a risco".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo