A população de Laranjeiras do Sul e Virmond, na região Central do Estado, ganhou novas unidades da saúde da família. Durante visita à região Central do Paraná, no fim de semana, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, também anunciou uma série de investimentos para melhorar o atendimento básico de saúde na região.
“Cerca de 70% dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos em unidades da saúde e, por isso, o Governo do Estado está investindo forte na qualificação desta área”, disse Caputo. “Até o final do ano vamos liberar recursos para construção, reforma e ampliação de 400 unidades em todo o Estado”, afirmou o secretário.
LARANJEIRAS DO SUL
Na sexta-feira (28), Caputo Neto inaugurou a unidade no bairro São Francisco, em Laranjeiras do Sul. O espaço tem 256 m² de área construída e conta com salas específicas para as áreas de pediatria, odontologia, ginecologia, enfermagem, inalação, esterilização, imunização, curativos e farmácia. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 500 mil nas obras e também destinou um kit de equipamentos para que o serviço entrasse em funcionamento.
Para a prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, a participação do Estado foi fundamental para a conclusão da obra e a unidade vai permitir que a população do bairro São Francisco e demais localidades seja atendida mais perto de casa. “Esperávamos por esse momento há quase quatro anos. Graças à sensibilidade do governo estadual, podemos hoje entregar mais esta obra a nossa população”, ressaltou.
Caputo Neto também assegurou o repasse de quase R$ 1 milhão para a construção de uma nova Unidade da Saúde da Família no município. O prédio será construído no centro da cidade, ao lado da atual secretaria municipal de saúde. A obra seguirá o novo padrão de unidades de saúde do governo estadual e terá 721m².
VIRMOND
No sábado, o secretário estadual da Saúde esteve em Virmond para entregar mais uma unidade da saúde. A cidade, com pouco mais de quatro mil habitantes, contava com apenas um posto de saúde e agora terá mais um serviço para ofertar atendimentos básicos à população.
A prefeita de Virmond, Lenita Ozechovski Mierzva, disse que a nova unidade permitirá que o município descentralize o programa de saúde da família (PSF) e beneficie ainda mais pessoas. “Este espaço atuará em conjunto com o posto de saúde que já mantemos. Traremos para cá uma equipe do PSF, com ginecologista e pediatra para atender prioritariamente mães e bebês da nossa cidade”, destacou.
Morador da área rural de Virmond, Adão Pilarki Oleinik, acompanhou a inauguração da unidade de saúde e relatou que o novo serviço facilitará para que ele cuide da saúde. “Como aqui é mais perto, com certeza ficará mais fácil vir e fazer uma consulta”.
O secretário Caputo Neto informou que o município de Virmond será contemplado com mais uma ambulância do Governo do Estado. A previsão é que a viatura seja entregue ainda neste primeiro semestre, auxiliando o transporte de pacientes da cidade.
Com Agência