22/08/2023


Geral

Beto Richa anuncia a troca de mais um secretário do governo estadual

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou, nesta sexta (4), a troca de mais um secretário de estado. O ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, assume o lugar de João Carlos Gomes na pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Essa é a nona troca no primeiro escalão do governo.

Outra mudança anunciada foi o nome de Clecy Amadori para assumir a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, que substitui Edson Casagrande. A mudança na pasta já havia sido anunciada anteriormente, mas o nome do chefe de gabinete no comando da secretaria ainda não havia sido formalizado.

Segundo o governador, as mudanças no primeiro escalão do governo visam permitir que os antigos secretários possam se candidatar a cargos nas eleições de outubro – como determina a Justiça Eleitoral.

A maior parte dos secretários foi substituída pelos respectivos diretores-gerais. Foi o caso da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, na qual Ricardo Barros (PP) foi substituído por Horácio Monteschio. Na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin Hannouche, substituiu Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que retomou mandato na Assembleia Legislativa (Alep).

Na Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) foi trocado por João Carlos Ortega. O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) foi substituído por Antonio Caetano de Paula Jr na Secretaria do Meio Ambiente. Já o secretário de Esporte e Turismo Evandro Rogério Roman sai para a entrada de Diego Gurgacz.

Também foram anunciadas trocas em órgão da administração direta e indireta do estado. Marcio Fernandes Nunes, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná; Omar Sabbag Filho, diretor do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec); Paulo Rosenmann, diretor administrativo da Ambiental Paraná Florestas; e Rui Hara, coordenador geral da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) também devem deixar os respectivos cargos.

 

Fonte: G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo