A madrugada e a manhã desta segunda feira (14) foram as mais frias de 2014 no sul, no sudoeste e no oeste do Paraná. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas chegaram a ficar abaixo dos 5ºC pela primeira vez no ano. De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a mínima no estado foi confirmada no município de Palmas, no sul, onde os termômetros caíram para 3,8ºC, por volta das 6h. Em União da Vitória, também no sul, a temperatura ainda era de 9,7ºC, por volta das 9h.
“Essa queda de temperatura é resultado de uma massa de ar seco e frio que veio da Argentina e do Uruguai na quarta feira (9), seguida por uma frente fria que atingiu o Paraná no fim de semana. Primeiro veio a chuva e, na sequência, essa primeira onda mais intensa de frio em 2014. E essas ondas devem ser cada vez mais frequentes a partir de agora”, explica o meteorologista.
Ainda segundo o Simepar, o frio deve seguir pelo menos até quarta feira (16), quando os termômetros voltarão a registrar temperaturas mais altas, principalmente à tarde. Para quarta, a mínima prevista é de 9ºC, em Palmas, e a máxima pode chegar aos 28ºC, em Paranavaí, no noroeste.
Apesar das temperaturas próximas a 0ºC no sul do Paraná, não foi confirmada formação de geada nessa segunda-feira.