22/08/2023

Tudo é questão de tempo!

Mesmo estando longe, no outro lado do oceano, não dá para desligar da "terrinha". A Internet nos permite isso com competência. Nos aproxima das coisas e das pessoas que deixamos temporariamente, como é o caso.

Nos últimos dias tenho acompanhado os acontecimentos e confirmo a tese de que tudo tem o seu tempo para acontecer, assim como a distância também é uma simples questão de tempo. Percebo que esse tempo de maturação – digamos assim – está se transformando em realizações. 

Com o olhar de quem está de fora, o que nos permite ver as coisas mais claramente, sem qualquer envolvimento, é possível somar os feitos e as realizações. 

A presença do governador Beto Richa na cidade nessa terça para lançar a Rede de Saúde Mental no Paraná, transformou Guarapuava na capital da saúde nesse dia. Méritos para as lideranças políticas como o prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário de Governo Cezar Silvestri, mas, em especial para o ex-chefe da 5a Regional de Saúde, Vinicius Traiano. Acompanhei de muito perto a sua luta para conseguir implantar o Centro de Saúde Mental, inaugurado ontem, para transferir a sede do CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde), como também foi concretizado nessa terça. Não posso deixar de fazer justiça ao emprenho do deputado estadual Artagão Junior nesse processo, como bem observou Traiano numa das nossas conversas. E não foram poucas. E muito breve uma das mais antigas reivindicações nesse setor será concretizada que é a transferência da sede da 5a Regional, desafogando o já tão conturbado trânsito no centro da cidade. Mas muito mais do que isso é a preocupação com os pacientes que vem da região em busca de consultas especializadas e que permanecem por longo tempo sentados na calçada em frente à unidade.

Nesta quarta vejo na Rede Sul de Notícias que  a construção da Escola Antonio Lustosa de Oliveira começa a ser executada. Por conta da profissão, também acompanhei o anseio de pais e professores para que os alunos tenham um espaço adequado, liberando salas de aulas para o Colégio Visconde de Guarapuava. E não é só isso. São coisas isoladas que estão acontecendo e que no conjunto transformam Guarapuava. 

A oposição, organizada, pode espernear, bufar nas redes sociais, mas nada disso importa. O que vale mesmo é que o tempo está permitindo que as coisas aconteçam marcando um fato inédito: o entrosamento entre os governos municipal, estadual e federal. Aliás, nunca os governos federal e estadual investiram tanto em Guarapuava. Se essas conquistas não estão alcançando o guarapuavano alguma coisa precisa ser repensada. O fato é que elas estão aí para qualquer descrente ver.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo