22/08/2023

A arte da Pêssanka está presente na Páscoa dos guarapuavanos

imagem-70473

A arte tradicional dos ucranianos, poloneses e lituanos é muito conhecida no Paraná, principalmente em Prudentópolis. Foi lá que Eris Sandra Zrus, há cerca de 2 anos encontrou o conhecimento da técnica que tanto procurava. Tendo como mestra a respeitada professora Irene Gavron, ela não pará de buscar novas técnicas e surpreender seus clientes. Nesta Páscoa, as encomendas surpreenderam como sempre, já que a arte da pêssanka é feita para ocasiões especiais.

A Pêssenka é um ovo colorido a mão, de origem eslava. Pêssanka ou Pysanka é derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade.

Esta arte tradicional dos ucranianos, e que se expandiu para outros povos, vem de alguns milhares de anos atrás, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Durante o regime comunista e ateísta as pêssankas foram proibidas no país, mas continuaram a ser produzidas longe das grandes cidades. No Brasil, assim como em outros países que há descendentes de ucranianos são produzidos na época da páscoa. Depois da independência da Ucrânia em 1991 elas voltaram a serem produzidas.

A arte que trabalha desenhos e cores em harmonia pode ser aplicada em ovos de galinha, faizão, codorna, ganzo, avestruz e pato. Eris Sandra comercializa tudo que produz na Feira do Produtor, que acontece todas as terças no bairro Santana e nas quintas feiras, na Vila Carli. “Estamos sendo muito bem aceitos pelo comunidade guarapuavana e aproveito para destacar o incentivo que a Feira do Produtor nos dá, nos proporcionando a oportunidade de comercializar nossa arte. As vendas lá são constantes e motivadoras”, comemora. A artista também leva sua arte para a Expoguá, onde é muito bem aceita também.

Ao se encomendar uma pêssenka a uma artista, geralmente a intenção é presentear alguém e por isso a mensagem que se passa com a peça é tão importante. “Ao se desenhar e pintar o ovo se monta uma mensagem que pode ser de amor, proteção, agradecimento, enfim, todos os bons sentimentos. E na Páscoa, o sentido de renovação é muito forte”, destaca a artista guarapuavana.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo