22/08/2023
Educação

Acadêmicos de Gastronomia da Guairacá já saem empregados

imagem-70584

Os acadêmicos de Gastronomia da Faculdade Guairacá, Luiz Augusto Seguro, João Rogério Paiva Dal Santo e Claudinei de Lima são bons exemplos de estudantes que não encontraram dificuldade em conquistar um espaço no mercado de trabalho, mesmo antes de receberem o diploma.

João Rogério é docente do Colegiado de Tecnologia em Gastronomia na Guairacá, também egresso da primeira turma, e está atuando há dois meses como Chef de Cozinha no restaurante universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Guarapuava. Ter uma formação na área sempre foi o seu maior sonho e quando o curso abriu na instituição, não pensou duas vezes. “A gastronomia está na minha vida desde sempre. Minha família inteira trabalha com isso, inclusive temos um restaurante que funciona desde 1984”. Segundo ele, o bom conceito do curso melhora o currículo e facilita a inclusão no mercado de trabalho.

Tão importante quanto ter habilidade para cozinhar e montar pratos saborosos e harmoniosos, o profissional que pretende seguir carreira precisa saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança. Com a oportunidade de atuar na área antes mesmo de estar formado, Claudinei adquiriu, além de conhecimento, muita prática como Subchefe no restaurante universitário da UTFPR. À convite do Chef João Rogério, ele e seu colega de classe foram convidados a encarar o desafio de servir centenas de refeições diariamente, parceria essa que tem dado certo. “Já havia trabalhado em alguns restaurantes na cidade, mas a experiência aqui é bastante diferenciada. Tive o contato com equipamentos de cozinha avançada e algumas situações do dia a dia que, a meu ver, abrem mais um leque de possibilidades dentro da profissão. O meu campo de visão já é outro, bem diferente do que tinha antes”.

Quem também afirmou que a experiência no restaurante universitário tem sido bastante enriquecedora foi o Subchefe Luiz Augusto. “Aqui estou aprendendo muita coisa, utilizamos equipamentos, pratos diferenciados que contribuem ainda mais para o nosso aprendizado”. Encarando o trabalho como um grande diferencial, o acadêmico do 4º Período se diz bastante satisfeito. “Poucas vezes trabalhei na área, só em eventos da faculdade mesmo. Aqui estou ganhando uma experiência profissional muito grande e, quando me formar, já vou estar preparado para encarar desafios maiores na minha carreira”.

O setor gastronômico é uma área em plena ascensão, não apenas na região, mas em todo o mundo. Para a coordenadora do curso na Faculdade Guairacá, professora Taiana Verona, ver alunos e egressos ocupando espaços no mercado de trabalho é extremamente gratificante e mostra que o trabalho vem sendo bem feito. “É uma conquista que motiva a todos nós, professores, acadêmicos e egressos”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.