A passagem de uma frente fria pelo Paraná, que traz chuva fraca e intermitente, deve fazer as temperaturas caírem no estado nos próximos dias, conforme previsão do Instituto Tecnológico Simepar. O outono com cara de inverno vai ficar mais evidente no fim de semana, principalmente na sexta-feira, quando a mínima prevista para Curitiba será de 12ºC, com máxima de 21ºC. Em Palmas, os termômetros vão marcar 10ºC na sexta, com máxima de 21ºC também.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o frio nessa época do ano não é tão intenso quanto no inverno, e é comum, segundo ele, essa alternância de calor e temperaturas mais baixas, com chuvas ocasionais. Isso é resultado da maior presença de umidade na atmosfera. “Enquanto as massas de ar mais intensas não engrenarem, fica esse comportamento [do tempo] mais variável”, explica.
Segundo o Simepar, o outono – que termina no dia 21 de junho – tem como característica chuvas mais frequentes no mês de maio em comparação a abril e junho. Chove mais no Sudoeste e Oeste do estado, onde são registrados os maiores valores pluviométricos. Já no Norte do Paraná costuma chover menos.
O frio deve durar dois ou três dias. E não há previsão de geadas, por exemplo. Depois disso, o tempo deve ficar mais seco em todo o Paraná, de acordo com Kneib. Já nesta quarta-feira a temperatura mínima em Curitiba fica na casa dos 16ºC, com máxima de 20ºC; na quinta, a mínima atinge 14ºC na capital. Em Palmas, amanhã os termômetros variam entre 13ºC e 21ºC. Em Londrina, a mínima será de 18ºC nesta quarta, e a máxima fica na casa dos 25ºC. Na sexta-feira, a cidade deve registrar a temperatura mínima de 12ºC, segundo o Simepar.