22/08/2023
Educação

Em Guarapuava, 60% dos professores estaduais aderem à greve

Cerca de 60% dos professores do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava aderiram à greve dos professores da rede pública estadual de ensino. A paralisação, que tem tempo indeterminado, já fez com que algumas escolas de Guarapuava não tivessem aulas nesta quarta feira (23), outras funcionaram apenas parcialmente, somente com as aulas dos professores que não entraram em greve.

Segundo Terezinha dos Santos Daltrai, da diretoria da APP- Sindicato, além da greve outras mobilizações estão programadas. Nesta quinta (24) os professores continuarão concentrados em frente as escolas e depois farão panfletagem nos arredores.

Na sexta (25) a mobilização está programada para a praça 9 de dezembro, também com panfletagem e com uma caminhada pelo centro da cidade.

Entre as principais reivindicações da pauta de greve dos professores e funcionários estão: 33% de hora atividade; reajuste do salário dos professores para o piso nacional e dos funcionários para o salário mínimo regional; pagamento de avanços em atraso; novo atendimento de modelo a saúde; concurso público; infraestrutura adequada nas escolas; entre outros.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.