Foto/Junior Borba
Uma dinâmica desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, de Reserva do Iguaçu, integrou a comunidade de São Sebastião no projeto “Semando a Escuta”. Por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Volante o projeto foi apresentado aos participantes que receberam informações sobre a importância de uma comunidade participativa, integrada com o poder público e fortalecida em seus vínculos.
De acordo com as técnicas, por se tratar de um primeiro encontro se fez necessário o uso de instrumentos que possibilitassem um ambiente acolhedor e de confiança. Neste encontro, foi utilizada a dinâmica “Carregando a carga uns dos outros” onde os participantes escreveram em um pedaço de papel suas dificuldades enfrentadas cotidianamente. Os papéis foram misturados e redistribuídos aos participantes que leram as dificuldades uns dos outros.
Segundo as técnicas Priscila F. Silveira e Sidinéia Gulanoski que desenvolveram as ações, a dinâmica possibilita trabalhar a empatia e a compreensão das dificuldades vividas pela comunidade, o que melhora as relações sociais.